segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Durante três dias do evento os Comportamentos Disruptivos como o autismo foram temas das palestras




O tão esperado palestrante americano San Goldstein, encerrou no sábado (01) o 1º Seminário Internacional de Comportamentos Disruptivos, promovido pelo Centro Atitude e Vida e organizado pelo INCAPE (Instituto de Capacitação Pedagógica e Eventos). A palestra foi traduzida simultaneamente para os expectadores.
San Goldstein é conhecido pela habilidade em apresentar pesquisas práticas quando aborda os temas “Comportamentos Disruptivos, Convivência Familiar, Escolar e Social” e “Como tratar as pessoas com este tipo de comportamento”.
Para o americano, Comportamentos Disruptivos podem ser classificados como leve, médio e grave, e são consideradas aquelas atitudes que incomodam os adultos. Goldstein deixou a mensagem aos pais de que antes de qualquer tipo de tratamento médico, é necessário aceitar essas crianças portadoras da síndrome.
Ainda na sexta-feira (30), o doutor em pediatria, especialista em neurologia infantil e do adolescente Sérgio Antoniuk, explicou que o autismo é uma síndrome presente na sociedade, pois estima-se que a cada 100 crianças, uma seja portadora. Devido a esse dado, ele defendeu que é necessário saber lidar com o comportamento dessas pessoas e o quanto mais precoce for diagnosticado será o tratamento.
Outra palestra que aconteceu na sexta-feira (30), foi proferida pela mestre em distúrbios do Desenvolvimento a Maria Cristina Bromberg, a qual falou que cada criança tem um comportamento e que os educadores tem a responsabilidade de serem inclusivos em sala de aula.
Outras atrações do segundo dia do Seminário foi a fraiburguense Marisa Melo, especialista em neuropsicopedagogia e Claudia Marcelino, uma ativista no campo do autismo. Marisa Melo, foi uma das pessoas envolvidas na organização do seminário.
A abertura do evento que ocorreu na quinta-feira (29) foi comandada pela mãe de autista Berenice Piana de Piana, do Rio de Janeiro, a qual falou sobre a falta de Política Nacional de Proteção de Pessoa com Autismo.
O 1º Seminário Internacional de Comportamentos Disruptivos foi uma iniciativa da Associação Atitude e Vida de Fraiburgo (AAV), com o apoio da Administração Municipal e da empresa Trombini. Esta primeira edição recebeu mais de 200 inscrições, sendo a sua maioria, educadores, pais de autistas, psicólogos entre outros.
O INCAPE (Instituto de Capacitação Pedagógica e Eventos) de Fraiburgo e que atua no segmento de Desenvolvimento Humano foi o responsável pela divulgação do Seminário. De acordo com responsável pela divulgação, Vilson Junior de Mello, já se pensa na segunda edição do seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname