segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Supermercadistas serão parceiros com a implantação de sacolas plásticas padronizadas


Com a implantação da coleta seletiva do lixo do município de Fraiburgo a qual deverá acontecer a partir do mês de dezembro, algumas mudanças serão adotadas. Na primeira dessas, a Autarquia de Saneamento (Sanefrai), contará com apoio dos supermercadistas.
Em consenso, empresários e entidade decidiram que haverá uma padronização nas cores das sacolas plásticas utilizadas nos estabelecimentos. O cliente vai receber as mercadorias ensacadas em sacolinhas na cor branca e na cor azul, para que em casa faça a separação do lixo. As da cor azul serão para o lixo orgânico e as brancas para os materiais que podem ser reciclados.
O objetivo é colaborar com a população na separação do lixo orgânico e do reciclável nas residências, conscientizando através das cores. Desta forma, os funcionários da empresa a qual é responsável pela coleta do lixo saberão diferenciar o material na hora do recolhimento, destinando ao aterro sanitário ou para a usina de reciclagem.
O presidente da Sanefrai, Ademir Pedro Perin, explica que a iniciativa esta sendo adotada, pois Autarquia estima que cerca de 90% do lixo que é depositado no aterro sanitário está embalado em sacolas plásticas que o consumidor recebe no supermercado.
Perin informa que haverá ampla campanha de orientação para os moradores, será uma medida a qual deverá reeducar a população e por isso, os resultados serão alcançados a médio e longo prazo.
No inicio, as campanhas de conscientização serão feitas nas escolas com os alunos. O presidente da Sanefrai acredita que as crianças vão colaborar na ação, “não temos dúvidas que se ensinarmos as crianças elas vão cobrar em casa que deve acontecer a separação dos materiais”.
Na avaliação da equipe da Sanefrai a operacionalização da idéia não gerará grandes custos aos empresários do setor. O maior desafio é a mudança de cultura da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname