domingo, 16 de outubro de 2011

Professores festejam seu dia com capacitação e lazer


Mais de 500 educadores se reuniram para festejar a passagem pelo dia do Professor, comemorada neste sábado (15). A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo, que dispensou os alunos nesta sexta-feira (14) e preparou atividades voltadas a classe.
O encontro se concentrou em três momentos, iniciou pela manhã com uma palestra no Clube Fraiburguense sobre “A importância do Educador na formação do projeto de vida do aluno”, ministrada pelo Psicoterapeuta paulista e Especialista em Psicologia Educacional Leonardo Fraiman.
O Psicoterapeuta é pesquisador e estudioso na área de educação a mais de 20 anos, inclusive é autor de coleções de livros didáticos adotados como ferramenta de ensino em mais de 100 colégios no Brasil
Já ao meio dia, os professores foram agraciados com um almoço no Clube da Melhor Idade "Flor de Maçã", onde seguiu a programação durante a tarde com animação da banda musical Itajaí-Açu.
Entre os conhecimentos repassados, o palestrante Leonardo Fraiman, salientou aos educadores que eles são um modelo, o qual é seguido pelos alunos e por isso possuem grande importância na formação dos futuros cidadãos. O palestrante, afirma que, o professor tem o papel de incentivar e instigar, “eles (professores) são vistos como um espelho, cabe a eles ajudarem os seus alunos a descobrirem suas potencialidades e até mesmo sua vocação profissional”, afirmou.
Para a Secretária Municipal de Educação, Claudete Gheller Matias, a passagem da data foi festejada em grande estilo. Para ela a classe é merecedora de todo o reconhecimento, porém, é também um momento de reflexão para que tomem ciência da importante função que desempenham.
Os educadores que acompanharam a programação aprovaram o conteúdo, pelo menos esse foi o caso da professora Mariza Rodrigues, do Centro Educacional São Cristóvão. “A capacitação é sempre bem vinda, precisamos aprender cada vez mais a lidar com as nossas crianças”.
Se de um lado, muitos já são veretanos em sala de aula, outros dão os primeiros passos, a exemplo de Luan Sganzella que atua no Programa Segundos Tempos com educação física. No entanto, o jovem compreende perfeitamente a importância da profissão, “precisamos nos orientar, pois lidamos diretamente com o futuro da Nação, hoje estão em sala de aula, mas amanha serão os responsáveis pelo País”. 


AFINAL, OS PROFESSORES TÊM O QUE COMEMORAR HOJE?

Além de ser uma data comemorativa, ela serve para refletir sobre os pontos positivos e as dificuldades da categoria. Neste ano, a Rede Estadual de Ensino foi sacudida com a maior greve do magistério já registrada. Foram cerca de 60 dias paralisados e para recuperar os dias parados, o calendário escolar deverá seguir até a véspera do Natal.
O SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) diz que os professores não tem o que comemorar neste 15 de outubro. Para o Coordenador Regional do SINTE, Sandro Morando, existe exploração da categoria, os salários estão achatados e faltam professores. Porém, ele acredita em dias melhores para o magistério. “Não temos o que comemorar, hoje o professor esta cada vez mais sendo explorado, estamos tendo menos condições de trabalho, os salários não são bons e faltam profissionais”.     
Já a gerente da GERED (Gerência Regional de Educação), com sede em Videira, Roberta Martinez, afirma que os professores tem motivos para comemorar a data, para ela, o processo de busca das melhorias faz parte do dia-a-dia. Ainda a Roberta destaca que é necessário gostar da profissão para se obter um bom desempenho. “Existe um processo no qual sempre esta se buscando uma valorização maior, mas nós temos o que comemorar. Temos que comemorar a nossa importância, o que nós conseguimos passar para os alunos e comemorar por ser o nosso dia, é a nossa profissão”.        
Ainda a Secretária Municipal de Educação, Claudete Gheller Matias destaca que os educadores obtiveram conquistas importantes, mas ainda há muito que se buscar em prol da categoria. Porém, a secretária lembra que é importante se apegar na evolução que a classe obteve nos últimos anos. “O professor não cansa, ele sempre vai em busca, é perseverante, então temos muito que buscar, mas muito a comemorar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname