sábado, 21 de janeiro de 2012

Altino Luiz Miguel, homem apaixonado pelas comunicações


Altino exibe com orgulho época em que foi destaque na imprensa estadual devido a invenção de antena

Após a emancipação do município de Fraiburgo em 1961, os líderes da época começavam a trabalhar para que fossem implantados diversos serviços para a comunidade, entre eles, destacou-se a implantação da telefonia e da televisão. Especialmente no quesito TV projetos já existiam, no entanto faltava uma pessoa capacitada para aplicar o serviço e trazer o sinal aberto para os fraiburguenses. Há 43 anos, mais precisamente em 1969, o técnico em eletrônica, Altino Luiz Miguel, hoje com 74 anos, mudava-se para o município.
Natural de Vargem Bonita, meio-oeste do Estado, Altino mantém viva a lembrança de que chegou as ruas ainda eram de chão batido, moravam em torno de dois mil habitantes, sendo a maioria residente no interior. “Quando chovia os carros precisavam andar com correntes nos pneus, caso contrario eles não saiam do lugar, as pessoas andavam com os calçados grossos de barro e em cada casa ou comercio tinha próximo ao portão ou porta um ferro de quina na horizontal para retirar o barro acumulado nas solas dos calçados”, contou.
Na época, o município tinha como prefeito municipal Renê Frey, o qual o convidou para que fizesse um estágio na eletrônica AUTENTIC em São Paulo. O objetivo era capacitá-lo para implantar o sistema de televisão que havia sido criado na região pelo Consórcio Intermunicipal de Televisão. Fraiburgo seria a central de distribuição dos sinais, havia um projeto para instalação de um estúdio de som e imagem, com o objetivo de inserir na programação, as noticias locais. O convite foi aceito e dessa maneira começou a história da TV para os fraiburguenses na década de 70.
Altino conta que as comunicações da época eram precárias, existia apenas uma linha telefônica de fio e postes que ligava Curitibanos a Videira passando por Fraiburgo, onde havia uma telefônica com uma atendente, para piorar, as ligações demoravam muito para serem completadas. Havia uma central telefônica local com 28 terminais, instaladas no escritório da Rene Frey e Irmão na Rua Arnoldo Frey, local em que hoje esta instalado o supermercado Big Bom. O acesso ao sistema era restrito para as comunicações entre as empresas e famílias participantes.
Como acesso ao telefone estava disponível para poucos, os moradores se utilizavam de outras formas de comunicação como os rádios transmissores de empresa, naquela época o radioamador do escritório da Papelose, atualmente a empresa Trombini AS, atendia as emergências solicitadas.
Após o desenvolvimento da comunicação com o sinal aberto da televisão, Altino sentiu-se motivado para desenvolver uma antena parabólica. Seria um feito inédito, pois não existia esse tipo de aparelho de uso doméstico no Estado de Santa Catarina, apenas a televisão Cultura de Florianópolis, possuía uma parabólica de uso comercial no morro da Cruz, usado para retransmitir sinais da televisão Bandeirantes. O que era um sonho que se transformou em projeto deu certo, a primeira antena parabólica residencial do Estado foi desenvolvida por ele e instalada na própria residência em Fraiburgo.

Primeira antena parabólica residencial do Estado foi criada e instalada em Fraiburgo por Altino Luiz Miguel
Altino Luiz Miguel se considera um eterno apaixonado por tecnologia e comunicação, a idade não é empecilho para cessar o desenvolvimento de novos equipamentos. Ainda na década de 80, percebendo todo o crescimento que Fraiburgo vivia com o auge da produção de maça, percebeu que a população não tinha uma opção de lazer. Desta forma, criou um cinema, hoje extinto, batizado como Cine Real, ficava na Rua Nadarci Brandt. “Foi muito bem aceito e tivemos oportunidade, de exibir até quatro sessões num domingo, eram 500 lugares sentados em poltronas confortáveis de madeira, chegamos a lotar sessão com 700 pessoas entre poltronas e corredores”, contou.
Motivado pela falta de lazer aos fraiburguenses, Altino cria um cinema batizado de Cine Real
Na mesma época era comunicador pela Rádio Rural de Fraiburgo, hoje a Rádio Fraiburgo AM. O espaço utilizado para exibir filmes no cinema, foi também útil para a realização de festivais da canção organizado pela emissora tendo Altino como organizador.  Ele lembra que no período em que foi comunicador, foi um dos responsáveis pelas transmissões da missa aos domingos pela emissora bem como das transmissões de jogos de futebol diretamente dos estádios.
Auditório do cinema era utilizado para shows de calouros provomidos pela Rádio Rural de Fraiburgo
Outra paixão que Altino possui além da tecnologia e comunicação é o amor pela aviação. Ele é o único piloto de ultraleve do município, inclusive possui um equipamento que mantém guardado no laboratório onde promove os experimentos. Chegou a ser presidente do Clube Ícaro de aeromodelismo.
O lado polivalente de Altino, fez com que entre os anos de 89 a 92, durante o mandato do prefeito Pe. Biagio Simonetti fosse um dos criadores da Banda Marcial Municipal. Atuou como administrador e auxiliar musical, realizando diversas apresentações em cidades como Arroio Trinta e Pinheiro Preto. O grupo participava de eventos para realizar as aberturas com a execução do Hino Nacional e outras musicas populares.
Primeira transmissão externa da Rádio Rural feita no dia 19 03 78 na época comandada por Altino
Passados 46 anos desde que ficou residência em Fraiburgo, Altino Luiz Miguel, lembra que mudar-se foi uma opção própria na época e da mesma forma permanecer por tantos anos. “Tenho muitos amigos e muitas marcas registradas neste município, criei e formei meus filhos, sinto-me bem em morar aqui”, finalizou.
FOTOS JUCIELE BALDISSARELLI/DMO
ARQUIVO PESSOAL ALTINO LUIZ MIGUEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname