sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vespeiro gigante está com os dias contados


O vespeiro gigante encontrado na Linha Brasília, interior de Fraiburgo, o qual ficou nacionalmente conhecido na última terça-feira (17), após ter sido divulgado no blog Page Not Found, do site globo.com, pode estar com os dias contados.  O achado fica no sítio do engenheiro agrônomo Aureliano Xavier Antunes, num banheiro que está desativado, ele esta sendo considerado o maior registrado até hoje.
No entanto, Antunes, que estava viajando e havia previsto retornar para Fraiburgo somente hoje (20), precisou adiantar o retorno para ontem (19), isso em função da grande repercussão que o fato causou especialmente entre a imprensa do Estado. “Recebi inúmeras ligações dos mais variados meios, não esperava tanta repercussão”, contou.
O proprietário contou que desde que a notícia foi veiculada, pessoas sem autorização acabaram entrando na propriedade e mexendo no vespeiro, o que teria feito com que parte dele acabasse se desprendendo. Ele explicou que o material é muito sensível e já imaginava que isso poderia acontecer, além disso, se ele for mantido, irá atrair novos enchames de vespas, o que não poderá ser permitido em função da proximidade do local com as pessoas e animais que habitam a propriedade.
Antunes contou que o ninho teria aproximadamente dois anos e nunca teria causado problemas, porém no último inverno as vespas sem explicação específica abandonaram o local, no mês de dezembro ele voltou a ser habitado, mas começou a oferecer riscos, as vespas demonstraran-se irritadas e acabaram sendo espantadas com fumaça. “Percebemos que os animais que estavam sendo picados, eu mesmo no dia em que fui espantá-las levei duas picadas. Ao final de três dias as vespas abandonaram o local”, contou.
Como não pretende manter o local intacto, até mesmo pelas situação precária do banheiro em que o vespeiro se encontra, Antunes não terá como resguardar a conservação do achado. “Vão ficar as fotos, o material que a imprensa esta produzindo e a lembrança daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, pois não tenho como mantê-lo por muito tempo”, afirmou.

VESPEIROS MAIORES PODERIAM EXISTIR

As fotos e insformaçoes foram enviadas para o site da Glovo pela filha de Antunes, Priscila Antunes, 22 anos, estudante de engenharia de controle e automação em Florianópolis. Ela esteve no sitio no último domingo (15) e ficou encantada com que viu, pois para ela aquilo era uma novidade.
Já para Antunes a surpresa maior não ficou por conta do tamanho do vespeiro que tem tem 1,20 metros de largura, 1,53 metros de comprimento e de altura máxima de um metro, tendo aproximadamente 1,53 metros cúbico de volume, pois ele afirma que em construções antigas é comum encontrar esse tipo de situaçao.
"Uma vez que esta espécie de vespas costuma construir ninhos muito grandes, quando alojadas em construções de madeira, geralmente abandonadas. No entanto minha filha ao vê-lo, ficou impressionada e resolveu postar fotos na internet, a nível de curiosidade", completou o engenheiro.

FOTOS FLÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

Um comentário:

  1. Acho que ele devia procurar alguem pra conservar e mandar pra algum museu de Biologia algo assim

    ResponderExcluir

Comments system

Disqus Shortname