sábado, 21 de janeiro de 2012

Fusqueiros fraiburguenses viajam até Curitiba para participar de encontro


Sete fuscas, composto por “fusqueiros” de Fraiburgo e Videira partiram as 06:00 horas de hoje (21) rumo a capital paranaense Curitiba, onde participarão amanhã (22) do 6º Encontro Nacional do Dia do Fusca. A viajem foi organizada pelo Clube Garimpeiros da Sucata, no qual fazem parte admiradores de carros antigos, entre eles, os fuscas.
A semana foi de muita preparação para os participantes, pois todos os carros vão se deslocar andando, por isso, reparos e melhorias cada proprietário providenciou para que nada possa atrapalhar o passeio. Segundo o presidente do Clube, Ironi Zanon, o interessante não é apenas o encontro, mas sim toda a preparação que antecede o evento, como por exemplo, o deslocamento.
Zanon vai participar com o fusca carinhosamente batizado de Branca de Neve, trata-se de um 1.600, ano 1965. A Branca de Neve não escapou e também foi para a oficina receber os últimos retoques. Zanon conta que tem admiração e paixão por fuscas a mais de uma década e desde então procura manter contatos com outras pessoas que gostam do mesmo em encontros.
Outro apaixonando e admirador de carros antigos, especialmente o fusca, está Ruan Botcher,  sendo esta a primeira vez que vai participar do Encontro Nacional do Fusca. “A minh expectativa é a melhor possível pois acredito que será uma oportunidade de fazer novos amigos”, concluiu.

DIA NACIONAL DO FUSCA

Ontem (20) comemorou-se o dia nacional do fusca. Com mais de 70 anos de idade, o “vovô” dos automóveis é um dos carros mais queridos da história do automobilismo. O fusca foi lançado oficialmente em 1935, com o nome de “Volkswagen”, mesmo nome da empresa, que em alemão significa "carro do povo".
No Brasil o primeiro Volkswagen foi fabricado em janeiro de 1959, mas desde 1950 os “besouros” já passeavam pelas ruas do país. A Volkswagen deixou de fabricar o fusca no Brasil no ano de 1986. Mas no ano de 1993, o então presidente Itamar Franco, com a idéia de lançar um carro popular, incentivou o relançamento do fusca.
Foram vendidas mais de 40 mil unidades até julho de 1996, quando saiu novamente de produção. A última montadora Volkswagen a produzir o fusca encerrou a fabricação do modelo em 30 de junho de 2003, no México. Ter deixado de ser fabricado não tem importância para os amantes desse veículo, pois seguidamente é possível encontrar colecionadores e adoradores do carro.
FOTO ARQUIVO PESSOAL IRONI ZANON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname