quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Benedet visita Fraiburgo


Fraiburgo recebeu na última terça-feira (10), a visita do deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), o encontro que foi coordenado pelo principal cabo eleitoral do deputado nas eleições passadas no município, o vereador Gerson de Matia (PMDB). A reunião contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito municipal Nelmar Pinz, vice Beto Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) Pierre Nicolas Pérès e a delegada da Comarca Beatriz Ribas Dias dos Reis.
Benedet é considerado um dos grandes defensores dos produtores de maçã junto ao Governo Federal, a sua vinda ao município foi uma de comemoração a liberação do seguro agrícola para o setor nos últimos dois anos, sendo em 2010 no valor de R$ 30 milhões e 2011 em R$ 33 milhões.
O prefeito municipal Pinz, salientou a importante representatividade que o deputado tem desempenhado na busca de melhores condições para os produtores, ao mesmo tempo em que apresentou o pedido de emendas parlamentares em favor do município de Fraiburgo.
Por sua vez, o organizador do encontro, vereador Matia salientou que além de receber os pleitos do município e de comemorar as conquistas do setor da maça, a visita de Benedet teve também como objetivo agradecer o apoio político pelo qual recebeu nas eleições em 2010.

A LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES NA PRODUÇÃO DE MAÇÃ

Desde o ano passado quando se criou a Comissão composta por representantes do setor da maçã e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ABPM tem exercido maior pressão junto ao Governo Federal para receber apoios e incentivos a fim de superar a crise por qual passa o setor. O diretor executivo da ABPM, Moisés Albuquerque, explica que em Fraiburgo 62% dos empregos formais e não formais são gerados pelo setor da maçã, um dos fatores que motiva os produtores a continuarem a luta por soluções para o setor.
Entre as principais reivindicações está à criação de Consórcio um Cooperativo, com a união dos produtores de maçã do Brasil para efetuar a compra de insumos e a comercialização da fruta, obtendo descontos e consequentemente melhor preço; a entidade defende a constituição de linha de crédito para a liberação de recursos a juro zero os quais seriam usados em financiamentos das telas de proteção dos pomares beneficiando as pequenas, médias e grandes propriedades;
Albuquerque aponta também como necessária a renegociação de dividas dos produtores com instituições financeiras adquiridas para o custeio, investimento e comercialização da fruta e que estudos que venham aumentar o consumo de maçãs, inclusive  com aquisições do produto por órgãos governamentais sejam desenvolvidos, visto  que com a terceirização da merenda escolar das escolas em Santa Catarina o Projeto Mais Fruta, o qual oferecia maçã como alimento nas escolas foi extinto.
No ano de 2012 a ABPM, juntamente com o apoio do deputado federal Ronaldo Benedet deverão continuar exercendo pressão junto ao Governo para que os pedidos possam ser atendidos, beneficiando não somente Fraiburgo, mas todos os municípios que possuem o cultivo da maçã como fonte de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname