segunda-feira, 27 de junho de 2011

Município tem mais de mil pessoas diabéticas

Vitor Lazarotto faz tratamento contra diabetes desde os 17 anos

Hoje, dia 27 de junho é comemorado o Dia Internacional do portador de diabetes. Essas pessoas normalmente sofrem com as constantes idas às clínicas e com exames de sangue. No município de Fraiburgo existem cerca de mil pessoas cadastradas portadoras da doença.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Nilce Pinz, os diabéticos recebem auxilio através de grupos dentro do Programa Saúde da Família (PSF). Ainda recebem gratuitamente a insulina e também e orientações através de uma nutricionista.
Além dos tratamentos tradicionais, como dietas, exercícios e injeções de insulina, o diabético pode controlar o nível de glicose de maneira simples, rápida e sem dor. O exame mais comum para constatar o açúcar no sangue é conhecido como Glicemia de Jejum.
O auxiliar administrativo, Vitor Lazarotto possui hoje 19 anos, ele descobriu a dois anos que é portador do diabetes tipo 1, a qual é a considerada a mais grave entre todas. Desde então, o jovem controla diariamente o nível de glicose através de autoteste. Ele conta que com ajuda do tratamento com a insulina e das dietas consegue levar uma vida normal. Porém, lembra que logo que foi diagnosticado ser diabético, sofreu preconceito.
Foto: Jornal A Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname