quarta-feira, 29 de junho de 2011

Greve dos professores pode estar perto do fim

Em atendimento a um pedido da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, reuniu-se com os representantes dos professores em uma nova tentativa de acabar com a greve que já dura 41 dias. O encontro foi realizado no Centro Administrativo, na noite desta terça-feira (28), com a presença do secretário-adjunto Eduardo
Deschamps e de cerca de 40 pessoas do comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte).
O pedido dos deputados partiu após analisar as medidas provisórias (MPs) 188 e 189 e decidiu rejeitá-las e solicitar ao Governo que legalize a questão por meio de um projeto de lei complementar (PLC). As MPs são projetos que podem valer assim que são enviadas para a Assembleia, já os projetos de lei começam a ter validade após serem aprovados pela Casa e só pode perder o valor se revogada.
Na reunião, Deschamps falou dos esforços do Governo em conversar com a categoria e valorizar os professores, mas que para manter os percentuais da regência de classe em 25% e 40%, esbarra nos limites orçamentários, e que esses índices, que compõem o plano de carreira do magistério, podem ser debatidos no grupo de trabalho, proposto pelo Governo para ser feito nos próximos 180 dias.  
Os representantes dos professores pediram que fossem mantidos alguns adicionais que fazem parte do plano de carreira da categoria. Também entregaram ao secretário-adjunto um documento com solicitações e uma nova tabela.
O coordenador Regional do SINTE, Sandro Morando, afirma que a categoria esta confiante e acredita que o fim da greve esta próximo. Segundo ele, o Governo esta cedendo na negociação e as aulas poderão ser retomadas na próxima semana. Morando acredita que o ano letivo será recuperado ainda neste ano. Para isto, não haverá férias no próximo mês, nem feriadões que estavam previstos, além das aulas avançarem durante o mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname