terça-feira, 14 de junho de 2011

Principais registros de violência contra idosos estão relacionados ao abandono e descaso


Amanhã dia 15 de Junho é comemorado oficialmente o dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi decretada pela OMS - Organização Mundial da Saúde foi criada para sensibilizar a sociedade em geral para que possa romper com o pacto de silêncio, visando à preservação dos direitos de quem já contribuiu por toda uma vida. 
Segundo a OMS, a violência contra a pessoa idosa existe em todos os lugares, independente de classe social, raça, sexo, e outros. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles.
A Secretária Municipal de Ação Social, Marta Back, informa que os casos mais comuns registrados estão relacionados ao abandono e descaso por parte dos familiares. A Secretaria não possui levantamento de dados para ilustrar os casos, mas a secretária explica que quando registrados que nesses casos a família é contatada para reverter à questão.
Em menos escala são registrados casos de violência física contra o idoso, normalmente são situações de netos agressores.
Além dessas situações, existem outras formas que também são consideradas maus tratos, entre elas: Violência Psicológica, Violência Sexual, Negligência, Violência Financeira ou econômica e Auto-negligência.
Para combater essas situações a comunidade precisar realizar denúncias. Elas podem ser feitas na Delegacia de Polícia, ao Ministério Público, na Secretaria de Ação Social ou através do Disk Denúncia Nacional – 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname