Para quem quiser acompanhar o eclipse lunar desta quarta-feira mais "de perto", o Observatório Astronômico Domingos Forlin, de Videira, estará oferecendo esta possibilidade.
A informação é do Professor Gilmar Marcos de Oliveira, Diretor do Observatório. Segundo ele, as informações repassadas pela Agência Espacial Americana, teremos hoje o Eclipse Total da Lua. A passagem da Terra entre a e Lua e o Sol começa a partir das 14 horas e 22 minutos.
O Eclipse Lunar ocorre quando acontece o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Hoje ocorre o primeiro ciclo que a Terra perfaz entre o Sol e a Lua e acontece de duas a três vezes por ano.
O Observatório de Videira fica aberto de manhã, a tarde e a noite, e as pessoas interessadas podem ir ao local para observar a saída do eclipse da lua. A entrada é gratuita.
No fim da tarde desta quarta-feira a Lua estará em eclipse completo. O fenômeno, que acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, ocorrerá das 14h22min até as 20h02min (horário de Brasília) e poderá ser visto em todo o Estado de Santa Catarina assim que o satélite nascer. O eclipse só será observado inteiramente no continente africano, na Ásia Central, no Oriente Médio e no Oeste da Austrália. América do Norte e Europa não poderão assistir o evento.
Em relação às cinzas expelidas pelo vulcão chileno que causou transtornos na aviação, o Professor Gilmar disse que elas foram vistas sobre a nossa região na segunda-feira pelos telescópios do Observatório de Videira.
Texto: Aloísio Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário