sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Capacitação para produtores rurais

Na próxima semana, a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Fraiburgo promoverá três cursos gratuitos voltados à capacitação do produtor rural. Ao longo desse ano serão ministrados 15 cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais.
Segundo o engenheiro agrônomo da secretaria, Josiel Nunes da Silva na próxima segunda-feira, (6), nas localidades de Dez de Novembro e Assentamento Dandara ocorre o curso de Silagem. Já bos dias 7 e 8, no Butiá Verde, curso voltado à Implantação e Manejo de Pastagens; e nos dias 9 e 10, curso de Manejo de Vacas Leiteiras, no Faxinal dos Domingues II.
Na avaliação do agrônomo, enquanto municípios sofrem para produzir alguma cultura de expressão na Agricultura Familiar, o município de Fraiburgo desponta principalmente na produção de leite.  Ele defende que este é começo de uma parceria de resultados que visam uma agricultura familiar forte que mantenha e gere riquezas.
Conforme planejamento da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente os demais cursos estão voltados para áreas como Ensilagem, Pastagens, Legislação, Qualidade e Sanidade Animal fechando em dezembro com o 6º Seminário de Bovinocultura de Leite.  Neste ano também deve ser oferecido um curso especifico para produção de massas caseiras.
A intenção da secretaria é reciclar o conhecimento de aproximadamente 300 produtores rurais disponibilizando informações e tecnologias buscando a profissionalização e competitividade no mercado. Fraiburgo já é respeitado pelo plantel de animais, produtividade e qualidade. “Já se constata os resultados na prática de tudo o que foi feito dentro do segmento leiteiro no município, observamos a implantação de logística de pastoreio nas propriedades”, avaliou o agrônomo.
FOTO ANDREA MELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname