sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fraiburgo sedia Abertura Nacional da Colheita da Maçã



 Para a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Prefeitura Municipal de Fraiburgo o objetivo proposto com a Abertura Oficial da Colheita da Maçã, foi alcançado. O encontro, além de ser o evento que marcou o inicio da safra no país, tinha como objetivo reforçar a apresentação dos pleitos e propor uma profunda reflexão sobre o momento delicado que o setor atravessa.
Segundo o prefeito municipal Nelmar Pinz, a crise da maçã tem sido uma preocupação constante da municipalidade. Cerca de 60% dos empregos gerados no município está condicionado a maçã. As garantias fornecidas tanto pelo governador Raimundo Colombo, quanto o senador Luiz Henrique da Silveira deram esperanças de que o setor não sofrerá um colapso.
“Estou muito satisfeito em ver que nossos governantes possuem empenho, não somente da boca para fora. Eles já assumiram que medidas serão colocadas em prática e não temos dúvidas que isso já vai ser refletido em breve. Nosso problema não foi resolvido, sabemos que será a longo prazo, mas tivemos a certeza de que tudo vai dar certo”, afirmou.
Já o presidente da ABPM, Pierre Nicolas Pérès, disse que a entidade chegou ao término do encontro com as forças renovadas. A expectativa de produção da safra desse ano em Fraiburgo é parecida com a do ano passado, ficando em 150 mil toneladas. Os reflexos das medidas que o Governo Estadual e Federal afirmaram que irão por em prática, já devem ser sentidos no decorrer dos próximos meses.
“Felizmente após a reunião técnica, nossos governantes entenderam que é necessário adotar medidas urgentemente. Tivemos a garantia de que o produtor poderá renegociar as dívidas em longo prazo, também receberemos apoio quanto ao incentivo de telas contra granizo. Mas a nossa luta não para aí, agora que nosso senador Luiz Henrique assumiu a Coordenadoria da Comissão de Defesa da Pomicultura vamos ter mais avanços. O problema maior sempre foi Brasília, quando os projetos chegam lá morrem”.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname