sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Valdir Colatto debate com municipalidade e ABPM a crise do setor produtivo da maçã

O Deputado Federal e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), esteve na última quarta-feira (1) visitando a Administração Municipal de Fraiburgo e a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). Colatto além de conversar com lideranças políticas locais sobre as eleições deste ano, debateu o momento de crise que o setor da maçã esta passando. Na oportunidade, anunciou que se fará presente no dia 10 de fevereiro na Abertura da Colheita da Maçã que acontecerá no município.
O deputado defendeu que os pleitos apresentados pela ABPM devam ser atendidos para que a cultura continue sendo produzida. Entre os pedidos da Associação esta a liberação do seguro agrícola, maior remuneração para o setor, programas nas esferas Federais e Estaduais que incentivem o aumento de consumo da fruta, melhores condições de armazenagem para posterior venda quando o preço estiver em alta e criação de barreiras que dificultem a entrada de fruta dos países concorrentes.
O diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, pontua que a visita do deputado foi importante para o setor. Salientou que Colatto recebeu informações sobre os pleitos e deverá exercer pressão junto ao Governo do Estado e Federal para que os pedidos sejam atendidos. Albuquerque afirma que a ABPM esta avançando na luta por melhor reconhecimento do setor, pois pontua que lideranças e autoridades estão se sensibilizando com o momento delicado do setor.
O vice-prefeito Beto Ferreira que recebeu o deputado comentou que ficou confiante que no dia em que acontece a Abertura Oficial da Colheita da Maçã Colatto já trará boas notícias aos produtores.  “Estamos empenhados em encontrar alternativas que resolvam ou minimizem essa crise, o setor da maçã em Fraiburgo gera 62% dos empregos formais e não formais”, comentou.
FOTO ANDRÉA MELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname