quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projovem em Fraiburgo tem início

Os 300 jovens que fazem parte do Programa Projovem Juventude Cidadã, capacitação viabilizada através do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo participaram na noite da última terça-feira (28), no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor de Maçã, da primeira aula.
A partir de agora, eles serão divididos em turmas conforme opção de curso profissional que fizeram no ato da inscrição e irão frequentar aulas no período da noite na Escola Antônio Porto Burda, no Bairro São Miguel. Para deslocar os participantes até o local, a prefeitura municipal colocará a disposição transporte escolar gratuito.
O primeiro encontro, foi marcado pela entrega do material didático, uniforme e as explicações de como serão as aulas e transporte escolar. O investimento financeiro durante os seis meses de aulas em que o Projovem estará acontecendo, ficará em torno de R$ 800 mil reais, sendo que 95% do valor será viabilizado Ministério do Trabalho e Emprego e o restante pela Administração Municipal. Ainda Fraiburgo arcará com despesas das estruturas físicas onde as aulas acontecem e com despesas do transporte.
Na segunda-feira (28), os alunos foram recepcionados pelo superintendente estadual do Ministério do Trabalho e Emprego, Rodrigo Minotto. Ele destacou que pelo menos 30% dos participantes deverão chegar ao término das aulas já empregados, porém afirmou que acredita que esse índice deverá ficar em cerca de 50%.
O curso será dividido em duas partas, a primeira que será durante esse mês, vai contemplar as mesmas matérias para todos os cursos, como por exemplo, português, direito trabalhista entre outros. Já no segundo momento, através de parcerias firmadas com empresas instaladas no próprio município, os alunos iniciam as aulas práticas em cada área.
A Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina (Coopesc) foi à vencedora da licitação e será a responsável pelas aulas. O coordenador da Coopesc, Ivalmor Piaia, explica que nesse primeiro momento serão disponibilizados 14 professores para atender a demanda, assim que houver a necessidade de mais profissionais haverá a contratação.
Entre os 300 alunos que acompanhavam atentamente as orientações no primeiro dia de aula, estava a moradora do Bairro Liberata, Zenir Pires Beal. A jovem vai fazer o curso de vestuário, para ela, é uma oportunidade de aprender um novo oficio que irá contribuir no orçamento familiar. “Além do mais, desde pequena, sonho em aprender a costurar e agora tenho a oportunidade”, contou.
 QUEM VAI FAZER O PROJOVEM?
O Projovem é destinando a jovens que tenham de 18 e 29 anos e que estejam desempregados ou trabalhando sem carteira assinada. Além de todo material didático, o participante será remunerado com uma bolsa de estudo de R$600 divididos em seis parcelas.
As 300 vagas foram distribuídas nos cursos de: administração, alimentação, construção e reparos (revestimentos e instalações), madeira e móveis, metalmecânica, turismo e hospitalidade, beleza e estética e vestuário.
O secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Elói Rönnau, afirma que a partir de agora os trabalhos se concentram em fiscalizar o andamento das atividades. Ele orienta os alunos que aproveitem ao máximo os ensinamentos que serão repassados.
Por sua vez, o prefeito municipal, Nelmar Pinz, destaca que o projeto é uma qualificação básica, mas que poderá fazer a diferença na vida dos participantes que souberem aproveitar a oportunidade. “Nós sabemos que a partir desse incentivo, aqueles que realmente se dedicarem, estudarem terão oportunidades”, disse.
No Estado de Santa Catarina, apenas 25 cidades foram contempladas com o Programa. O vice-prefeito Beto Ferreira, lembrou que para sediar o Programa, Fraiburgo teve que disputar o direito com outros municípios. Por isso, Beto acredita que a maior parte dos jovens serão empregados até o fim das aulas.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname