quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Engelix será a responsável pela triagem de lixo residencial de Fraiburgo

Durante o mês de abril, o município de Fraiburgo deverá implantar a coleta seletiva de lixo residencial, a implantação do serviço é responsabilidade da Autarquia de Saneamento de Fraiburgo (Sanefrai). A empresa Engelix que no momento já efetua a coleta do lixo, foi à vencedora da licitação e será a responsável por administrar a Usina de Triagem de Lixo que fica no bairro Jardim América.
Segundo o diretor de saneamento da Sanefrai, Roberto Correa, a Autarquia adquiriu um caminhão que será o utilizado para transportar os resíduos que sobrarem após a triagem até o Aterro Sanitário. O veículo esta sendo equipado para prestar o serviço, o prazo que a empresa vencedora tem para entregá-lo pronto é de até 45 dias, assim que isso ocorrer, a coleta será colocada em prática.
Enquanto isso não acontece, a Sanefrai conta com o apoio de denominações religiosas, entidades sociais e empresariais, escolas, associações de moradores entre outros, para explicar e conscientizar a comunidade fraiburguense sobre a importância que a coleta seletiva de lixo possui.
Outros parceiros importantes que Autarquia contará na campanha de conscientização serão os supermercadistas. Os supermercados já estão adotando sacolas de duas cores distintas, sendo azul e branca. A intenção é de que a população utilize as sacolas azuis para acondicionar o lixo orgânico e as brancas para o lixo reciclável. Assim, as equipes que vão efetuar a coleta saberão diferenciar o material e em qual caminhão descartar a mercadoria. Cerca de 90% do lixo que é depositado no Aterro esta armazenado em sacolas plásticas de supermercados.
Com implantação do novo serviço, além de diminuir a poluição, será possível estender de 10 para 20 anos a vida útil do local chamado de Célula onde é depositado o lixo produzido pelos fraiburguenses. “Antes mesmo da Usina de Triagem entrar em funcionamento, toda à população deve ser conscientizada sobre a ação. Vamos promover campanhas de esclarecimento para que todos saibam como vai funcionar”, explicou Correa.
Por sua vez o presidente da Sanefrai, Ademir Perin, afirmou que sabe que a conscientização sobre a separação do lixo será um trabalho a médio e longo prazo. Salientou também a importância da ampla campanha que ocorrerá no município com a participação de entidades, associações de moradores e escolas, já que o foco principal são as crianças, pois acredita que elas serão as precursoras na implantação do costume nas próprias famílias.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname