segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alianças políticas são negociadas



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O mês de junho é um importante período para os partidos políticos. Entre os dias dez a 30, as siglas precisam ratificar os nomes que vão disputar as eleições de outubro e oficializar as coligações. Em Fraiburgo, a maioria das agremiações partidárias ainda não definiu a data que fará a convenção, mas sinalizam para a última semana, especialmente para o prazo final, sábado, dia 30.
Até lá, os dois principais pré-candidatos a prefeito: o vice-prefeito Beto Ferreira (PMDB) e o ex-vice-prefeito Ivo Biazzolo (PSD), vão usar o tempo que ainda resta, para costurar alianças com os partidos que ainda não se definiram sobre o futuro político. Entre os partidos que já fecharam aliança, o PPS e o PSB fecharam com Biazzolo. Já o PTC e PR do vereador Paulo Cesar Ribeiro, fecharam com Ferreira.
Há informações de que o PP realize uma prévia interna no dia 10 de junho, quando irá escolher entre os nomes do vereador Juliano da Auto Escola e dos empresários Emerson Zablóski e Jonas Cardoso, bem como se o partido será cabeça de chapa ou vai partir para uma coligação como vice.
O PSDB tem a mesma decisão, se sai como cabeça ou irá fazer coligação como vice e devem escolher entre os ex-vereadores Zelir Locatelli e Antônio Carlos Ribeiro. O PT tem quatro pré-candidatos: Gentil Marini, Valcir Gaio, Sandro Morando e Jair Rozentalski. O PSC lançou o nome do ex-vice-prefeito Janir Fadani. O PTB, apesar de não ter lançado pré-candidato a prefeito ou a vice, o nome do empresário Irineu Sechi foi comentado nos últimos dias.
No entanto, o chefe do Cartório Eleitoral de Fraiburgo Francisco Claudino, lembra que o dia cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. A campanha política está liberada a partir do dia seis de julho.
Foto FABIANE GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname