terça-feira, 12 de junho de 2012

Mulher morre em decorrência da Gripe A em Videira


SILVIA PALMA
Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira

12/06/2012- Videira registrou no último sábado (9), a 1ª morte de uma paciente contaminada pelo vírus da Gripe A, no município, neste ano. A vítima é uma mulher de 57 anos que estava internada há cerca de uma semana na UTI do Hospital Divino Salvador e não resistiu às complicações do vírus. Segundo o secretário de Saúde – Lauri Pigozzo, os médicos que atenderam a mulher explicaram que a paciente era cardiopata e que a morte foi causada em decorrência de uma pneumonia viral, agravada pela presença do vírus da Gripe H1N1. “É preciso sempre destacar que a Gripe A, não mata ninguém, o que leva à morte são as doenças que surgem em decorrência não apenas dessa gripe, mas de todas as gripes consideradas normais, que acabam matando centenas de pessoas todos os anos”, diz Pigozzo.

11 CASOS CONFIRMADOS EM VIDEIRA

Videira já confirmou 11 casos de Gripe A. Além da paciente que morreu no sábado, a Vigilância Epidemiológica contabiliza o contágio quatro crianças com idade até 10 anos, três jovens com idade entre 10 a 20 anos, uma mulher (entre 30 e 40 anos) e outras duas mulheres com idade entre 50 e 60 anos. A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica – Neusa Delazzeri aponta que os exames enviados ao LACEN - Laboratório Central de Saúde Pública de SC apontaram ainda cinco resultados negativos para a H1N1 e dois resultados para a gripe sazonal( comum). Entre todos os pacientes diagnosticados com a Gripe A, apenas uma criança de 9 anos, permanece internada na UTI Infantil do Hospital de Curitibanos, os demais casos forma medicados, tratados e já estão em casa.

PREVENÇÃO

O  secretário de Saúde – Lauri Pigozzo chama a atenção da comunidade para a necessidade de atitudes preventivas, já que a confirmação de vários casos apontam a presença no vírus em diversos locais do município. A recomendação segundo ele, é para que todas as medidas preventivas tradicionais, como a higienização das mãos e superfícies com álcool gel, utilização de lenços descartáveis para a tosse e a gripe, locais arejados e isolamento para qualquer caso de gripe, continuem sendo adotadas.
Para as escolas, de modo especial, a Secretaria de saúde elaborou uma nota explicativa e tem solicitado à professores e diretores que mantenham as salas arejadas e estimulem as crianças a lavarem as mãos com freqüência. No caso do aparecimento de sintomas de gripe, as crianças devem ser levadas ao médico e afastadas do ambiente escolar até que apresentem melhoras.
Pigozzo também ressalta que a procura pela vacina contra a Gripe H1N1 nos postos de saúde tem sido freqüentes, no entanto, ele esclarece que a vacinação é destinada apenas aos grupos estipulados pelo Ministério da Saúde, que são: crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos incompletos, gestantes em qualquer idade gestacional  e idosos acima dos 60 anos. “ Claro que gostaríamos de vacinar toda a população, mas a Secretaria de Saúde não tem autonomia sobre a vacina. O município apenas segue as normas do Ministério da Saúde, que realizou estudos e comprovou que essas faixas etárias são as mais vulneráveis e por conta disso, está disponibilizando o medicamento para elas”.
O secretário diz ainda, que o importante é a atenção aos sintomas e a procura ao médico o mais rápido possível, já que ao suspeitar do caso, o  paciente recebe medicação e os riscos são minimizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname