quinta-feira, 14 de junho de 2012

Queda nos registros de gripe A em Fraiburgo


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A impressão que se tem é de que as medidas de prevenção às quais os fraiburguenses estão sendo orientados a adotarem em relação à gripe A, começam a dar os primeiros resultados.
A última atualização dos casos de gripe havia sido feito a cerca de uma semana e apontou a existência de 17 casos. Nova atualização feita ontem (14), registrou que no período de uma semana, apenas dois novos casos foram registrados.
A enfermeira da vigilância epidemiológica Maria Martha Mainardes, comenta que é importante a comunidade adotar medidas preventivas, chamadas de etiqueta da gripe para evitar o contágio.

RELATO DE PACIENTE QUE CONTRAIU O VÍRUS

Entre os casos de gripe A de pacientes de Fraiburgo, na maioria deles, o quadro clínico está evoluindo para a melhora. Uma das vítimas é um rapaz de 24 anos que ficou internando por dois dias, no momento ele está em casa prosseguindo o tratamento.
Ele contou que tudo começou com uma tosse normal, que foi se agravando, quando começou a sentir febre, dor de cabeça e dor no corpo. O rapaz confirmou que os sintomas da gripe A são mais fortes do que outra gripe e que as dores atingem as articulações. Quando percebeu que os sintomas eram mais intensos começou a desconfiar que estivesse com o vírus H1N1.
O paciente destacou que não se automedicou e assim que notou que não se tratava de algo simples procurou o médico, que após o consultar o internou em quarto isolado, onde passou o último fim de semana. Uma semana após ter contraído o vírus, já cessaram as dores no corpo e não sentiu mais febre, no entanto a tosse persiste.
O rapaz orienta a população que ao aparecerem os sintomas, devem procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. “No meu caso, a procura médica imediata foi determinante para obter sucesso. A gripe tem cura, mas quanto antes procurar um médico melhor, se demorar pode levar a morte”, comentou.
  
CAMPANHA DA POLIO

Nesse momento em que muito está se falando de gripe A, não pode-se esquecer a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite está em pleno andamento. No próximo sábado, dia 16, está programado o dia D, quando as unidades de saúde São Miguel, São Sebastião e Vila Salete estarão atendendo das 08:00 horas até às 17:00 horas.
A Vigilância Epidemiológica Municipal espera vacinar 95% das crianças menores de cinco anos até o dia 06 de junho. A enfermeira da vigilância epidemiológica Maria Martha Mainardes, explica que o momento cerca de 600 crianças já foram vacinadas. Na mesma oportunidade está sendo aplicada a segunda dose da vacina da gripe A para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname