domingo, 10 de junho de 2012

Fraiburgo registra dez pessoas com gripe A



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Mais quatro casos de gripe A foram confirmados em Fraiburgo. A revelação dos novos casos foi feita pela Vigilância Epidemiológica de município ontem (8). No total já são dez registros, dois pacientes estão internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de hospitais da região, os outros oito, receberam o tratamento e estão se recuperando em casa. No Estado de Santa Catarina, até o momento foram confirmados 154 casos, nove pacientes foram a óbito.
Uma das pacientes fraiburguenses é uma dona de casa de 33 anos, que está internada em coma induzido na UTI do Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos. O esposo dela, contou que ela foi internada na sexta-feira (1), no hospital Divino Espírito Santo em Fraiburgo. No último domingo (3), o estado de saúde sofreu complicações e então aconteceu a transferência para Curitibanos.
De acordo ele, desde o primeiro momento da internação os médicos já suspeitavam que ela pudesse estar sendo vítima do vírus H1N1 e imediatamente passou a receber o medicamento usado nesses casos, o Tamiflu. Segundo o esposo, o último boletim médico emitido na tarde de ontem (8), atestou que a paciente está reagindo ao tratamento, no entanto, não existe previsão de quando poderá ser tirada do coma, bem como da UTI.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria Martha Mainardes, comenta que a situação não é de pânico, no entanto é preocupante. Ela alerta que a população deve estar atenta e adotar algumas medidas simples que ajudam a evitar o contágio com o vírus.
A gripe é uma doença respiratória transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Alguns cuidados de extrema importância para prevenir a doença podem ser adotados, como: Lave as mãos com frequência, com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e boca com um lenço, preferencialmente descartável; mantenha os ambientes ventilados, principalmente em casa e se possível recebendo a luz solar; 
Adote hábitos saudáveis com alimentação balanceada, líquidos à vontade e atividades físicas; Evite sempre que puder aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; se você tiver febre alta repentina, tosse e dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações ou dificuldade respiratória, procure a unidade de saúde mais próxima.

ONDE SE VACINAR CONTRA A GRIPE

Os fraiburguenses que possuem interesse em ser imunizados com a vacina da gripe, terão que procurar pelo serviço fora do município. Segundo a vigilante sanitarista Leni Weber, no momento, não existe nenhum local, além da Secretaria Municipal de Saúde autorizado para efetuar a vacinação.  Uma vez que a Campanha Nacional de Vacinação já se encerrou, não é mais possível encontrar a vacina em Fraiburgo. A indicação é de que os interessados procurem pelo atendimento em clínicas autorizadas, como por exemplo, nos municípios de Videira e de Caçador.

O PREÇO DO ÁLCOOL 70

O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) indicado para a higienização das mãos é encontrado facilmente nas farmácias. O mesmo pode ser encontrado pronto ou ser manipulado através de pedido. Em Fraiburgo, é possível encontrar o produto a partir de R$ 7,00, a única observação que o consumidor deve ter é em relação à quantidade que é ofertada. Existem potes, como por exemplo, de 200, 300, 400 gramas, o que irá influenciar no valor final.

NORMAS DE VISITAÇÕES NO HOSPITAL

O Hospital Divino Espírito Santo de Fraiburgo, desde a última semana, tem adotado uma nova norma durante as visitas aos pacientes. Todas as pessoas que forem até o hospital obrigatoriamente antes de efetuar a visita precisam se higienizar com álcool 70 e durante a estadia dentro do hospital usar máscaras descartáveis. Tanto o álcool quanto as mascaras são fornecidas pelo hospital.

VACINAÇÃO CONTRA A POLIO

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde promove a partir de segunda-feira, 11, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No sábado dia 16, está programado o dia D. A vacina será disponibilizada nas Unidades de Saúde São Miguel. São Sebastião e Vila Salete até 29 de junho. A Vigilância Epidemiológica Municipal espera vacinar 95% das crianças menores de cinco anos. Um cronograma de vacinação também será desenvolvido no interior do município entre os dias 13 e 16 de junho.
FOTO JONATAN CORDEIRO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname