segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Festa Junina Municipal



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O Departamento de Cultura de Fraiburgo estima que mais de dez mil pessoas passaram pela Praça Maria Frey durante os três dias da Festa Junina Municipal, que ocorreu na última sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10). O público só não foi maior em função da chuva que caiu no último dia. Inclusive, na ocasião estava prevista a Corrida das Personalidades, a qual foi cancelada por não haver condições de realização. O Lions Clube Terra da Maçã irá marcar uma nova data e posteriormente comunicar a população.
Ampla estrutura física, composto por dois palcos e uma tenda gigante contendo mais de três mil metros foi instalada para abrigar o público do frio e da chuva. Ainda em outros 600 metros quadrados ficaram concentrados mais de 30 barracas em que ofereciam a parte gastronômica com comidas e bebidas típicas das festas juninas. Para a diretora do Departamento de Cultura, Márcia Regina Cardoso, a festa surpreendeu com bom público e suas atrações interessantes. Para ela, a Festa Junina Municipal está se tornando uma referencia entre as comemorações na região meio oeste catarinense.
Uma das características fortes da festividade foi o caráter familiar. Também nenhum problema relacionando a segurança pública foi registrado durante o seu andamento. Para o prefeito municipal, Nelmar Pinz, em sua quinta edição, a festa atinge aquilo que foi almejado quando implantada. “Foi grande a movimentação de famílias inteiras prestigiando, a nossa avaliação é de que ficou além do que esperávamos. Embaixo das tendas era grande a movimentação, mas o público se concentrou em toda a área central, pois eram muitas as famílias que passeavam pela Rua Arnoldo Frey para ver a decoração feita”, comentou.
  
 A PROGRAMAÇÃO COM SHOWS NACIONAIS

Para marcar a programação, o Departamento de Cultura priorizou por shows que estivessem diretamente ligados a cultura proposta pela Festa Junina Municipal. Entre as diversas apresentações artísticas dos alunos e dos servidores do Departamento e encontro de violeiros, o destaque maior ficou por conta dos shows nacionais com Falamansa e Lourenço e Lourival. O primeiro dia de festividade, foi marcado com muito forró com a banda show Fruto Proibido. Já o sábado (9) foi considerado o ápice do evento, tanto em termos de circulação de pessoas quanto à programação, que foi marcada com o show nacional com Falamansa.
O grupo que foi fundado em 1996, pelo o então estudante de publicidade Ricardo Ramos Cruz, mais conhecido como Tato. Em menos de cinco anos de existência, o grupo já tinha batido mais de um milhão de cópias vendidas no Brasil. Tato destacou que o mês de junho é de muito trabalho para a banda, em Fraiburgo teve inicio a turnê que homenageia o centenário do compositor popular brasileiro conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Quem foi até a Praça Maria Frey pode acompanhar o show do Falamansa embalado nas músicas típicas juninas, além de grandes sucessos que marcaram a carreira do grupo como: “Rindo a Toa”, “Xote dos Milagres” e “Xote da Alegria”.
Já no domingo (10), a chuva atrapalhou significativamente a presença de público. No entanto, esse não foi motivo suficiente para tirar o brilho da apresentação de Lourenço e Lourival, que subiram no palco e gentilmente atenderam aos pedidos dos fãs.
Entre os inúmeros sucessos emplacados pela dupla, estão "Se ainda existe amor", "Menina da aldeia", "Armadilha do destino", "Velha porteira", "A cruz que carrego", "Meu reino encantado", "O telefone", "Anel de noivado", "Como eu chorei", "Franguinho na panela". Lourival destacou que essas canções fazem parte da música sertaneja de raiz, a qual considera que nunca foi esquecida e continua a mesma desde a década de 50.
  
A GASTRONOMIA

Se a Festa Junina Municipal foi apontada como um evento familiar pela organização, muito se deve isso, as escolas e Centros de Educação Infantis (CEIs), os quais foram os responsáveis pela comercialização de alimentos e bebidas típicas. Essa medida, fez com que muitos pais fossem prestigiar a ação dos professores.
No total eram mais de 30 barracas, cada especializada na venda de um produto como: maçã do amor, cachorro quente, doces, espetinho, quentão, entrevero, paçoca de pinhão entre tantas outras opções. O preparo e a venda, só foram possíveis graças à participação dos educadores, os quais deverão agora com o lucro, reverter em melhorias internas nas escolas.
Uma das novidades apresentadas nesse ano foi a ampliação dos espaços. Até então, praticamente só as escolas comercializavam seus produtos, mas nesse ano a organização permitiu que algumas entidades sem fins lucrativos também participassem. Esse foi o caso da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec).
As entidades cuidaram de duas barracas, sendo uma com venda de entrevero e outra de maça do amor. Ambas deverão investir o montante arrecadado em seus projetos sociais. A Associação Vital vai contemplar o Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e o Projeto Viver Bem. Já a Apafec investirá os recursos na reforma de sua sede. 
FOTOS CINEGRAF IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname