terça-feira, 5 de junho de 2012

Gasto abusivo de água será notificado e se houver reincidência haverá multa


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Os vereadores de Fraiburgo aprovaram em única votação na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (4) o Projeto de Lei que regulamenta a questão da emissão de advertências e cobrança de multas aos consumidores que não economizarem água durante o período em que o Município estiver com o Decreto de Racionamento em andamento, ou seja, até o dia 31 de agosto deste ano. Apesar dos dois votos contrários dos vereadores Bino Barros e João Alvadi (PPS) o Projeto foi aprovado e agora vai ser encaminhado ao gabinete do prefeito Nelmar Pinz para ser sancionado.
O vereador Bino Barros, afirma que a bancada da oposição acredita que não precisa de uma medida tão profunda para conscientizar a comunidade local de que a água deve ser economizada. “É necessário sim um trabalho de conscientização e o executivo municipal tem todas as condições de fazer essa divulgação, pois o fraiburguense é um povo consciente”, justificou.
Já o líder do Governo na câmara, o vereador Gabriel Fantin (PMDB), explica que os usuários não serão multados financeiramente antes de serem advertidos. Segundo o vereador Fantin, o prefeito municipal enviou para a câmara este projeto para regulamentar a Lei Municipal de 2010, colocando o artigo 87 A.

O QUE DIZ O ARTIGO 87 A

“Será punido com multa o consumo abusivo de água em período decretado pelo Poder Público para o racionamento nas seguintes situações: lavagem de veículos com água da rede de distribuição pública; lavar calçadas, telhados, muros, fachadas e congêneres com água da rede de distribuição pública; e outras situações estabelecidas por decreto municipal”.
O vereador Gabriel Fantin destaca que primeiro será feita uma notificação por escrito. “Ninguém vai ser multado antes de ser notificado sobre o consumo abusivo de água, esse negócio de que todo mundo vai ser multado não é verdade, primeiro será certificado se está ocorrendo um gasto abusivo, depois a pessoa será notificada, e só se houver reincidência que deverá ser multada. A multa é cinco vezes o valor médio do consumo dos últimos 12 meses”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname