quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ambientalista internacionalmente conhecido falou sobre os empreendedores sociais



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter 

Bom público compareceu também na segunda noite do Seminário de Administração e Contabilidade (SEMAD) 2012, promovido pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, em Fraiburgo. A palestra dessa noite foi a mais técnica até o momento e voltada ao assunto que está sendo proposto no seminário: “Empreendedorismo com Sustentabilidade”. Para abrir as apresentações, os artistas da terra tiveram a oportunidade de mostrar o talento através do grupo Alma de Procedência, do CTG Laço Fraiburguense, onde apresentou através da dança um resgate da tradição gaúcha.
O momento mais esperado da noite foi à palestra com o ambientalista internacionalmente conhecido Dener Giovanini, que falou sobre o tema “Conhecendo os empreendedores Sociais”. Giovani é reconhecido internacionalmente. Em 2003, por sua atuação na defesa da biodiversidade, recebeu da ONU o mais importante e prestigiado prêmio ambiental do planeta: o Unep-Sasakawa. Anteriormente, apenas outro brasileiro havia recebido essa distinção das Nações Unidas: Chico Mendes. 



Na palestra, fibra, ética e inovação foram assuntos abordados. Essas são apenas algumas das ferramentas utilizadas pelos Empreendedores Sociais para transformar uma ideia em novos modelos de políticas públicas, saúde, educação, meio ambiente ou geração de renda. O palestrante entende que independente da área, os empreendedores sociais criam novos modelos de gestão e transformam a realidade de milhares de pessoas. Nesta palestra foram apresentados estudos de caso e demonstrado como as características do empreendedor social podem ser incorporadas pela iniciativa privada, além de apresentadas possibilidades de parcerias entre os dois setores.

Na segunda parte da noite, o entretenimento tomou conta com a palestra motivacional com o mágico Marco Zanqueta com o tema: “Motivação para vender desafios em um mundo sustentável”. Ator e mágico profissional há mais de 20 anos, cria palestras motivacionais com mágica de um jeito moderno e pensando sempre em trazer resultados.

ATRAÇÕES DE HOJE

Encerrando o seminário, hoje (15), às 19:00 horas, acontece a apresentação da Banda New York, que trará um repertório eclético e promete muita animação. Às 19:45 horas, está marcada a apresentação de case da Embraco e em seguida, fechando a noite, a líder sócio ambiental, ex-ministra e terceira colocada na última eleição presidencial, Marina Silva discutirá um “Modelo de Sustentabilidade”.
Marina é ambientalista, historiadora, pedagoga e uma das mais proeminentes personalidades da política brasileira. Em três décadas de vida pública ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. 

A PRIMEIRA NOITE

Até o momento, o auge do SEMAD foi à primeira noite do evento, que ocorreu na última quarta-feira (13). Na ocasião, mais de duas mil pessoas estiveram presentes para acompanhar à palestra com o apresentador e editor chefe do Fantástico, Zeca Camargo, o qual abordou o tema “Novos Olhares”, baseado em seu livro e em reportagens do programa semanal da Rede Globo.
Através de sua ampla experiência, uma vez que conhece vários países, o jornalista instigou os expectadores para que estejam abertos a conhecerem novas culturas e verem as situações de maneiras diferentes. Zeca pontuou que o objetivo não era o de fazer com que o público tivesse novas concepções, mas o de provocar o pensamento.
O apresentador do Fantástico destacou a importância da universidade estar preocupada em oferecer aos acadêmicos a oportunidade de adquirirem conhecimento sobre um referido tema, com profissionais das mais diversas áreas, como o que está sendo proposto no SEMAD.
Outro momento marcante foi à apresentação do grupo Tholl Trupe Circense, de Pelotas, no RS, que se apresentou com o espetáculo “Imagem e Sonho”. O grupo arrancou aplausos do público, mesmo quando o show foi interrompido em dois momentos por queda de energia elétrica. A apresentação não foi concluída em função dos problemas e do adiantado da hora, o que gerou por parte do grupo descontentamento.
Uma representante do grupo, se utilizou do microfone para explicar aos expectadores que o show não havia sido apresentado na íntegra, e pedindo aos presentes para que não ficassem com má impressão do grupo, pois a culpa dos empecilhos seria da organização do evento.

AVALIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Para a coordenação dos cursos de contábeis e administração, o SEMAD 2012 comprovou mais uma vez, que o evento tem tudo para ser reconhecido cada vez mais. O coordenador do curso de Administração, Paulo Campos, disse que o tema que está sendo proposto para o seminário, que é “Empreendedorismo com Sustentabilidade”, é um assunto presente na sociedade. O objetivo é discutir ações sociais, econômicas e sustentáveis para o futuro de Fraiburgo e região. 
Já o coordenador do curso de contábeis, Paulo Leveck, destacou que a comunidade pelo segundo ano consecutivo tem aderido a e apoiado à ideia. Além do envolvimento acadêmico na organização do evento, o assunto vem de encontro com o debate que está acontecendo no Rio+20, onde ações de empreendedorismo e sustentabilidade também estão sendo assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname