sexta-feira, 15 de junho de 2012

Público aplaudiu de pé Marina Silva no SEMAD

  
JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A última noite de programação do SEMAD 2012 foi marcada pela palestra com líder socioambiental, ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva com o tema “Modelo de Sustentabilidade”. A participação de Marina veio a trazer ainda mais brilho ao evento, uma vez que ela participa nesse fim de semana da programação do Rio+20. Ela destacou a importância tanto da realização do SEMAD quanto da Rio+20, sendo que na opinião dela, são eventos que poderão gerar mudanças positivas.
Sobre o tema da palestra, a ex-ministra explicou que empreender com sustentabilidade é saber que estamos na era dos limites e que os limites da natureza podem nos dar novas oportunidades para produzir aquilo que precisamos. Afirmou que não existe nenhum país que pode ser tomado como um modelo de sustentabilidade, mas destacou que o Brasil tem condições para ser uma nação sustentável.
Marina Silva se posicionou sobre o novo Código Florestal e os recentes vetos realizados pela presidente Dilma Roussef em relação ao documento. Na visão dela, a aprovação foi um grande retrocesso, pois permanecem os mesmos problemas: redução da proteção nas áreas de preservação permanente, nas nascentes, no topo de morro, nas veredas, nas declividades.

SOBRE MARINA SILVA 



Em quase 30 anos de vida pública, Marina Silva ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Uma reputação construída em mandatos de vereadora, deputada estadual e senadora – eleita sempre com votações recordes – e no período em que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008.
Maior liderança política dos ambientalistas, Marina Silva, de 54 anos, ainda desfruta da popularidade experimentada na última disputa presidencial, em 2010. Após uma arrancada nas últimas semanas, ficou em terceiro lugar, com 20 milhões de votos, e teve seu apoio disputado pelos candidatos que se enfrentaram no segundo turno - o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff. Optou pela neutralidade.
Nos cinco anos e quatro meses no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a ser vista também como gestora competente. Na pasta, uma de suas conquistas foi o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em apenas três anos, passando de 27 mil km² para 11 mil km² ao ano. Mais de 1.500 empresas ilegais foram desmanteladas, com a prisão de 700 pessoas. A apreensão de madeira somou um milhão de metros cúbicos.
Iniciativas como essa aumentaram sua projeção internacional. No final de 2007, o jornal britânico “The Guardian” incluiu a então ministra entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta. 

AMBIENTALISTA PALESTROU NO SEMAD

A segunda noite do evento, que aconteceu na última quinta-feira (14), aconteceu a discussão do assunto sustentabilidade através do ambientalista Dener Giovanini, ele abordou o tema “Conhecendo os empreendedores Sociais”. Há mais de 25 anos na área, ele abordou assuntos atuais relacionados à solução mundial de como conciliar o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais, através não somente de uma mudança individual, mas também de uma ação coletiva.
“Vamos ser o primeiro a encontrar a resposta que seria a salvação da humanidade. Todas as iniciativas locais são fundamentais para isso, no entanto é preciso uma tomada de consciência geral da sociedade para termos realmente uma mudança de postura sem deixar de atender as necessidades sociais e sem gerar um comprometimento no desenvolvimento”, descreve o palestrante.
Já na segunda parte da noite, subiu ao palco o mágico Marco Zanqueta abordando o tema “Motivação para vender desafios em um mundo sustentável”. Usando uma metodologia que aprendeu ainda quando criança, Zanqueta compara a mágica com alguns conceitos que faz com que sejam aplicados para superar o desafio de cada dia. “Mas como enxergar isso, como ter esse olhar, qual o pequeno detalhe que faz a diferença. A dica é acreditar nos sonhos, ter meta, planejamento e confiar no que você não vê”, orienta.
A noite de abertura do Seminário, que ocorreu na quarta-feira (13), subiu ao palco para palestrar o apresentador e editor chefe do Fantástico, Zeca Camargo. O jornalista abordou o tema “Novos Olhares”, baseado em seu livro e em reportagens do programa semanal da Rede Globo. Na ocasião, o grupo Tholl Trupe Circense, de Pelotas, no RS, que se apresentou com o espetáculo “Imagem e Sonho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname