quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROERD forma mais uma turma



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Cerca de 250 crianças se formaram no Ginásio de Esportes da Escola Gonçalves Dias na noite da última terça-feira (12), no Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (Proerd). Receberam os diplomas, os alunos das escolas Carlos Drummond de Andrade, José de Anchieta, Santo Antônio, Zenaide da Costa e Arnoldo Frey no Proerd.
O Programa consiste em aulas especiais para alunos do 5º ano ministradas por um Policial Militar. Em Fraiburgo, o soldado Ricardo de Abreu é o instrutor. Trata-se de um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Somente no ano passado, mais de 600 alunos participaram das aulas do Programa.
O soldado Abreu enfatiza que a continuidade dos ensinamentos depende agora dos pais dos alunos e comenta que as aulas com uma nova turma será retomada no segundo semestre. “Nós fizemos a nossa parte na escola, mostrando e ensinando os males que as drogas causam agora os pais precisam abraçar essa causa, se eles não fizerem isso, existem pessoas no mundo que o farão e daí eles poderão perder seus filhos pelas drogas”, disse.
A Policia Militar conta desde o inicio das atividades do Programa no município em 2003, com apoio da empresa Fischer. O gerente de fruticultura da empresa, Albino Bongiolo Neto, lembrou que aproximadamente nove mil pessoas já foram beneficiadas. Segundo Bongiolo, a empresa investe nessa ação, em função do caráter preventivo que ela possui. No ano passado, a Fischer começou a apoiar a atividade em Monte Carlo e Lebon Régis.
Ainda durante a formatura foram entregues três bicicletas como premiação de um concurso de redação que costumeiramente marca o término das aulas. Os formandos, da escola Zenaide da Costa no bairro Salete, Gustavo Rossi e Fabieli Dias, ambos de dez anos, contaram que aprenderam lições importantes com o Proerd. “O soldado Ricardo ensinou que quem usa droga vai ter problemas sérios na vida”, explicou o menino.  “Ele falou também sobre o bullyng na escola que é algo que não pode acontecer”, contou a menina.
A mãe de uma aluna, a Pricila Palhano, conta que realmente os ensinamentos repassados através do Proerd chegaram até as famílias. De acordo com ela, a filha Emilly mudou o comportamento a partir das aulas, se tornando uma criança mais calma. “Eles possuem uma apostila, onde seguem o cronograma de aula, minha filha chegava em casa e pedia ajuda na realização das tarefas, socializando assim o conhecimento”, afirmou.
Para a professora Sandra Moreira, o sucesso do programa é inquestionável. De acordo com ela, realmente a principal característica dos formandos desse ano foi à socialização do conhecimento com as famílias. “O Proerd sempre trouxe bons resultados, as aulas são atrativas e a gente percebe claramente o envolvimento dos alunos”, contou.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname