sábado, 2 de junho de 2012

Coluna Lá Nos Frai: Câmeras de Segurança


Publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (1/06)

Durante essa semana entraram em funcionamento duas câmeras de segurança na área central de Fraiburgo. Os equipamentos vão operacionalizar por 30 dias de maneira experimental. Algo que nem seria necessário acontecer em forma de teste no quesito funcionalidade, pois é de conhecimento que ninguém gosta de ser monitorado, ou seja, certamente os larápios que foram avisados não deverão cometer nenhum ato ilegal nesse período ao alcance das câmeras. Acredito que se algo acontecer será por parte dos desavisados.
No entanto, é justamente esse o objetivo da instalação: inibir a ação dos criminosos e quando isso não for possível, contribuir nas investigações policiais.  Mesmo sendo obvia, essa atitude experimental se faz necessária para provar que realmente as câmeras são eficazes. O projeto inicial prevê a instalação de 12 equipamentos, sendo que o bairro São Miguel será contemplado. A prefeitura arcará com os custos de instalação equipamentos daquele bairro e as entidades como a CDL e ACIAF arcarão com as demais despesas. Ainda, através do convênio de trânsito, Policia Militar e Civil estudam uma maneira de conseguir ajuda financeira para dois equipamentos, os quais seriam instalados nas entradas da cidade.
Essa união de forças que teve como seu inicio na Policia Militar de Fraiburgo, deverá trazer importantes resultados relacionando a segurança para a sociedade fraiburguense. Tanto o Major Moisés Garcia, quanto a Policia Civil em nome do delegado Jhon Endy Lamb estão dando importante contribuição para que o monitoramento por câmeras seja viabilizado. Ambos têm sensibilizado a comunidade sobre a importância de tal ato. Se ambas hoje atuam com efetivo reduzido e muitas vezes em condições que não seriam as ideais, sabem bem que o sistema irá colaborar no desenvolvimento do trabalho.
Importante também foi à municipalidade ter compreendido de que se trata de um projeto interessante e prontamente já ter dado sua contribuição, uma maneira de motivar as entidades a tirarem o projeto do papel. Agora, vamos torcer e crer para que o empresariado de Fraiburgo entenda o real significado dessa implantação e colaborem com suas entidades para tornar o projeto uma realidade.
Importante também esclarecer antes que questionamentos sejam feitos, é de que a filmagens de pessoas em locais públicos é perfeitamente permitido, então tratamos de nos acostumar com a ideia de que alguém de olho. Ou seja, agora começa a se valer efetivamente daquele pensamento que diz que nunca devemos fazer nada pensando que ninguém está nos vendo, pois alguém sempre está a observar. É a tecnologia do monitoramento chegando Lá Nos Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname