sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Mundial sem Tabaco é comemorado por ex-fumantes


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Ontem (31), foi o Dia Mundial sem Tabaco. O tema definido pelo governo brasileiro para a data foi: "Fumar: Faz Mal pra Você, Faz Mal para o Planeta". Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 15%.
A pesquisa  Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em abril, indica que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, a população masculina lidera os números sobre a redução do tabagismo no país, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre pessoas do sexo feminino.
Os moradores de Fraiburgo que são fumantes e que gostariam de parar de fumar podem contar com ajuda do Programa Antitabagismo. O Programa é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com encontros semanais durante um mês.  Ontem (31) para marcar a data, pessoas que conseguiram largar o vício através do grupo, promoveram um encontro especial. Na mesma oportunidade, um novo grupo de fumantes iniciou o encontro.
O programa já existe a dois anos, mais de 300 pessoas já passaram por ele. A estimativa do grupo é de cada 15 pessoas, dez conseguiram largar o vício em menos de um mês. Segundo a coordenadora dos encontros, Anete Macagnam Gonçalves Linz, antes de iniciarem as reuniões, os fumantes passam por avaliação médica, caso exista a necessidade é receitado medicamento para ajudar a largar o vício.
O médico que faz parte do programa, Eduardo Alves de Araújo, lembra que na atualidade não é mais novidade falar que o cigarro causa problemas sérios de saúde, pois considera que o assunto é amplamente divulgado. No entanto, ele explica que quanto antes o dependente se livrar do vicio, melhor será para a saúde.
Quanto aos medicamentos que são recomendados e oferecidos aos participantes, o médico explica que é uma alternativa tem como objetivo facilitar e tornar o processo mais simples. Podem ser tanto adesivos ou gomas de mascar que possuem pequenas doses de nicotina. Ao fazer uso, o fumante irá sentir o vício, porém de maneira branda.
Já quanto os altos índices obtidos no Programa, Araújo salienta que as reuniões em grupos, oferecem resultado mais proveitoso do que o próprio medicamento. “A partir do momento que o dependente percebe que não é somente ele que tem esse problema, os participantes começam a trocar informações e se ajudar, o resultado é muito bom sem dúvidas”, comenta.

A VITÓRIA SOBRE O VÍCIO

O encontro de ontem (31), foi um momento de comemoração de uma conquista importante para os ex-fumantes, os quais se livraram do vício. Há quatro meses, Dulcinei Pavarin colocou o último cigarro na boca, desde então vem se mantendo firme no propósito. De acordo com ela, a maior mudança que percebeu está relacionada ao cheiro, desde então percebeu que o corpo bem como as roupas cheirava tabaco.
Jozina Carneiro Souza, 65 anos, é também uma das brasileiras que conseguiu largar o vício. Ela fumava desde os 15 anos e foi através do Programa Antitabagismo que encontrou coragem e incentivo para largar o vício há oito meses. “Não tinha mais condições de seguir com aqueles hábitos de vida, estava dando trombose em meu pé e era por causa do cigarro”, contou.
Já Alécio Devalleri que também passou pelo Programa Antitabagismo, deixou de fumar a nove meses. Para ele a principal mudança é o que muitas vezes impede os fumantes de largarem o vício, pois engordou oito quilos. “Eu era muito magro, agora engordei e estou com melhor aparência, sem contar tantas outras mudanças que percebo”, comentou.
FOTO ROSE PROÊNCIO/RÁDIO FRAIBURGO AM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname