segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fraiburgo registra 17 casos de gripe A


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Mais sete casos de gripe A foram confirmados em Fraiburgo desde a última sexta-feira (8), quando havia sido feita nova atualização. A confirmação dos novos casos foi feita pela Vigilância Epidemiológica de município na manhã de hoje (11). Com essa nova atualização o município registra 17 casos confirmados por exames emitidos pelo Lacen de Florianópolis.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria Martha Mainardes, explica que três pacientes estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) de hospitais da região. Os demais, alguns permanecem internados em quartos e outros já se recuperam. Além dos pacientes, os familiares também estão recebendo acompanhamento médico.
De acordo com Maria Martha, todas as unidades de saúde de Fraiburgo possuem o medicamente utilizado em pacientes com suspeitas, o chamado Tamiflu. O mesmo é fornecido gratuitamente mediante apresentação de receita médica. A orientação é de que ao perceber que esteja passando por sintomas de gripe, um médico deve ser consultado e jamais haver automedicação.
O setor de Vigilância Epidemiológica está contando com a participação da Secretaria Municipal de Educação, bem demais escolas em relação ao repasse de informações sobre a gripe A aos alunos. “Acreditamos que essa é uma boa maneira de propagar informações sobre como se prevenir desse vírus”, comentou.

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO UNIDAS CONTRA A GRIPE A

Desde que foram notificados os primeiros casos de gripe A (H1N1) em Fraiburgo, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado em medidas preventivas para evitar maior propagação da doença. Os pacientes que chegam as Unidades de Saúde e Pronto Atendimento com os sintomas da doença passam a ser medicados com o Tamiflu, um inibidor potente e seletivo das enzimas do vírus.
Como uma das medidas preventivas é evitar a aglomeração de pessoas, a Secretaria de Saúde repassou orientações a Secretaria de Educação, que reuniu diretores das Escolas e Centros de Educação Infantil e informou sobre as medidas a serem tomadas. Além disso, foram distribuídos frascos de álcool em gel para todas as instituições de ensino.
As recomendações feitas pela Gerência Regional de Saúde foram atendidas e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda nova determinação. Por enquanto orienta-se que ao perceber os primeiros sintomas, como febre alta repentina, tosse, dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações, uma Unidade de Saúde seja procurada. Além disso, é prudente que as pessoas gripadas fiquem afastadas de pessoas sadias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname