terça-feira, 12 de junho de 2012

Prefeito fala sobre a preocupação com os casos de gripe A



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Desde que foram notificados os primeiros casos de gripe A (H1N1) em Fraiburgo, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado em medidas preventivas para evitar maior propagação da doença. A última atualização feita na segunda-feira (11) confirmou 17 casos no município. Os pacientes que chegam as Unidades de Saúde e Pronto Atendimento com os sintomas da doença passam a ser medicados com o Tamiflu, um inibidor potente e seletivo das enzimas do vírus.
Como uma das medidas preventivas é evitar a aglomeração de pessoas, a Secretaria de Saúde repassou orientações a Secretaria de Educação, que reuniu diretores das Escolas e Centros de Educação Infantil e informou sobre as medidas a serem tomadas. Além disso, foram distribuídos frascos de álcool em gel para todas as instituições de ensino.
As recomendações feitas pela Gerência Regional de Saúde foram atendidas e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda nova determinação. Por enquanto orienta-se que ao perceber os primeiros sintomas, como febre alta repentina, tosse, dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações, uma Unidade de Saúde seja procurada. Além disso, é prudente que as pessoas gripadas fiquem afastadas de pessoas sadias.
O prefeito Nelmar Pinz destacou que entende a situação de preocupação que os fraiburguenses estão passando e esclarece que o município já solicitou mais doses da vacina ao Governo Estadual para então imunizar mais pessoas, no entanto aguarda resposta. Fraiburgo atingiu na Campanha Nacional de Vacinação, 84% da meta de imunização proposta.
Pinz esclarece que o município tem interesse em adquirir a vacina e imunizar toda a população, mas como se trata de um programa do Governo Federal tal determinação deve partir do Ministério da Saúde. Além do mais o prefeito afirma que a procura é grande pela vacina e não existe produto disponível no mercado para a imunização maciça da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname