sábado, 2 de junho de 2012

Sistema de monitoramento por câmeras é apresentado



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A sociedade fraiburguense pode conhecer através da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Empresarial de Fraiburgo (Aciaf), o sistema de monitoramento das duas câmeras de segurança que foram instaladas de maneira experimental por 30 dias na Rua Arnoldo Frey. Uma terceira câmera também será instalada nos próximos dias em endereço ainda a ser definido, está por sua vez, será exclusivamente para as filmagens das placas dos carros que trafegarem no local.
O projeto de monitoramento que está sendo proposto para o município prevê a instalação de 12 câmeras, o custo total seria de R$ 170 mil. Seriam três equipamentos no bairro São Miguel, dois nas entradas da cidade e os demais nas principais ruas do centro.
Se o projeto for tirado do papel, o prefeito Nelmar Pinz anunciou que o município pagará os equipamentos que serão instalados no bairro São Miguel. Além disso, garantiu que irá colaborar com o pagamento do aluguel dos postes de energia elétrica, os quais pertencem a CELESC para que a fiação possa ser fixada, irá adquirir parte da fibra óptica necessária e irá fornecer o espaço para a instalação da central de monitoramento que será comandada pela Policia Militar.
O comandante da Companhia da Policia Militar, major Moisés Garcia, explicou que a Policia Militar e Civil estudam a possibilidade de viabilizar duas câmeras para as entradas da cidade através do Convênio de Trânsito. O restante dos equipamentos, que seriam instalados na área central, caberia a CDL e Aciaf viabilizarem. Durante a apresentação, os representantes das entidades, solicitaram um orçamento detalhado que deverá ser entregue em dez dias. Nele deverá estar estimando qual seria o valor que ambas deverão viabilizar para assim garantir a instalação.
Outra preocupação apontada pelas entidades está relacionando a responsabilidade de manutenção dos equipamentos a partir do momento em que não houver mais garantia de fábrica. Desta forma, solicitaram um projeto explicando qual seria a responsabilidade que ambas terão, uma vez que todo o patrimônio que for adquirido não pode pertencer ao município e nem a Policia Militar ou Civil. Nesse caso, uma das entidades seria a responsável.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname