segunda-feira, 25 de junho de 2012

Momento atual da política em Fraiburgo

JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O fim de semana foi marcado em Fraiburgo, pela realização das primeiras convenções dos partidos políticos visando às eleições municipais desse ano. As convenções servem para oficializar as escolhas que cada partido tomou em relação aos nomes dos candidatos, bem como a composição de alianças para a proporcional e majoritária.
Fraiburgo possui até o momento um candidato da situação e outro da oposição ao governo do atual prefeito Nelmar Pinz (PMDB). O PMDB oficializou o nome do vice-prefeito Beto Ferreira como candidato a prefeito e fechou aliança na majoritária com o PR, PSC, PT e PTC.
Já o principal oponente de Beto, pelo menos que foi divulgado até o momento, é o ex-vice-prefeito Ivo Biazzolo, que deverá ter o nome oficializado como candidato do PSD, na próxima quinta-feira (28), quando acontece a convenção. No entanto, Biazzolo já recebeu oficialmente o apoio do PPS, que realizou a convenção na noite do último domingo (24).

A SITUAÇÃO DE BETO FERREIRA


A convenção do PMDB aconteceu na noite do último domingo (23) e contou com a presença dos presidentes dos partidos que declaram apoio na composição da majoritária e proporcional.  O candidato a prefeito Beto Ferreira, afirma que foi descartada pelo diretório a possibilidade do PMDB concorrer com chapa pura, desta forma, o vice deverá sair do PSC, PTC, PR ou PT. Ainda estão sendo sondados o PSDB e PTB, os quais não realizaram as convenções, bem como o PP que irá tomar a decisão no próximo sábado (30).
O presidente do diretório municipal, Gerson de Matia (Cersão), destaca que todos os partidos apontados têm a oportunidade de ocupar a vaga de vice. O entendimento, segundo Cersão, deverá partir de um consenso entre eles, quando deverá acontecer à escolha de um nome.
Entre as convenções que aconteceram no último domingo, o PMDB, firmou aliança com o PT. A escolha do rumo político do PT foi anteriormente tomada pela Executiva Municipal e na convenção aconteceu apenas à homologação da decisão. O PT deixou a disposição o nome de Gentil Marini como candidato a vice. Tal anúncio, não foi bem aceito por parte dos filiados que compareceram no encontro. Para o presidente da do diretório Gentil Marini, o momento agora é de busca dos descontentes, com o objetivo de somar forças.
Já na proporcional, o PT e PSC estarão coligados. Cada sigla deverá lançar 11 nomes como candidatos a vereador. Na mesma linha segue o PSC, visto que mantém coligação com o PT na proporcional, irá apoiar o PMDB na majoritária. Já o PTC, presidido por Sergio Claudio da Silva, irá apoiar o PMDB tanto na proporcional quanto na majoritária.
A convenção do PR oficializou algo que já vinha sendo anunciado pelo presidente do diretório Paulo Cesar Ribeiro (Litrinho). Desde que deixou no ano passado de ser oposição para compor a base aliada do governo Pinz na Câmara de Vereadores, tem dito que iria apoiar a chapa de situação. Ele deixou o nome à disposição a vice. Na proporcional o PR também compõe com o PMDB, deverá apresentar apenas um nome para concorrer. Até o momento na proporcional com a coligação fechada com PTC e PR, são 44 nomes de candidatos a vereadores.
As negociações com as demais siglas partidárias para a composição de alianças com o PMDB têm sido acompanhadas pela Fundação Ulisses Guimarães. Para o coordenador local da Fundação Mário Henrique Vicente, o principal objetivo, é o de criar um projeto que atenda as prioridades de Fraiburgo. A Fundação continuará auxiliando nos encaminhamentos as coligações que tenham como perspectivas a missão do partido e, sobretudo a composição com aliados que tenham o mesmo projeto político.

A SITUAÇÃO DE IVO BIAZZOLO
FOTO MARCEL RODRIGO DE LEMOS

Das convenções que aconteceram até domingo (24), a do PPS foi a primeira a oficializar o apoiar o nome de Ivo Biazzolo como candidato a prefeito pelo PSD. Já na proporcional o PPS deverá concorrer com chapa pura. O presidente do diretório municipal Bino Barros comenta que existe possibilidade de haverem composições, mas há forte tendência para que o PPS dispute sozinho na proporcional.
No entanto, os apoios políticos ao pré-candidato Biazollo devem se intensificar a partir de hoje (26). A continuidade na formação da aliança da oposição deverá ser oficializada nesse dia com a convenção do PSB. Já a convenção do PSD acontece na próxima quinta-feira (28), oportunidade que deverá receber também a presença dos partidos que irão compor a aliança.

A SITUAÇÃO DO PP

Outro nome que foi escolhido como candidato a prefeito foi o empresário Emerson Zablóski. A convenção do PP aconteceu no último sábado (23), havia três nomes a disposição do partido: o vereador Juliano da Auto Escola, e os empresários Zabloski e Jonas Cardoso. Um fato inédito no PP, marcou a convenção. A escolha foi feita pelo diretório e Juliano e Zabloski empataram com 21 votos cada. Zablóski é três anos mais velho que Juliano e desta forma ganhou o direito de representar o PP. Já Jonas Cardoso recebeu seis votos.
O presidente da executiva municipal do PP, Pedro de Oliveira, explica que a convenção foi suspensa e será retomada no próximo sábado (30), quando será escolhido o direcionamento que o partido irá tomar. São três as possibilidades que circulam no partido: formar uma terceira via ou escolher por uma formação de aliança com Biazzolo ou Ferreira. Zabloski destaca que a intenção é ter candidato a prefeito, porém conversações serão mantidas ao longo da semana com os demais partidos para quem sabe haver um consenso.

A SITUAÇÃO DO PSDB E DO PTB

O PSDB irá oficializar o posicionamento na convenção que está marcada para quarta-feira (27). O partido está sendo sondado para formar aliança tanto pelo PMDB quanto por PSD, possui como pré-candidato o presidente municipal do partido Zelir Locatelli. Mas as lideranças aguardam uma possível tomada de decisão do PP para composição da terceira via, caso isso aconteça, aumentam as chances do PSDB ter um nome aceito como vice em qualquer uma das três possibilidades: Beto Ferreira, Ivo Biazzolo ou Emerson Zabloski.
Em situação parecida se encontra o   PTB  o qual é apontado como pré-candidato a prefeito o empresário Irineu Secchi. Importante fazer uma ressalva dizendo que anuncio oficial para a imprensa em relação ao nome de Secchi como pré-candidato nunca foi feito, no entanto, a possibilidade circula nos bastidores políticos. A convenção está agendada para o poximo sábado (30). Circulam informações de que Secchi poderá compor a terceira via com Zabloski, ou até mesmo com uma chapa pura.

CONVENÇÕES AGENDADAS

Dia 26 às 19:00 horas na Câmara Municipal de Fraiburgo, Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Dia 27 às 19:45 horas na Câmara Municipal de Fraiburgo, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Dia 28 às 19:00 horas na Câmara Municipal de Fraiburgo Partido Social Democrático (PSD).
Dia 29 às 19:45 horas na Câmara Municipal de Fraiburgo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Dia 30 às 17 horas Avenida Rene Frey, 802 Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
Dia 30 às 21:00 horas na Rua das Rosas, Jardim das Hortências Democratas (DEM). 
FOTOS JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname