sexta-feira, 22 de junho de 2012

Coluna Lá Nos Frai: As horas que antecedem as convenções


Coluna Lá Nos Frai publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (22/06)

Chegou a hora. Agora definitivamente todos os partidos políticos deverão se posicionar até sábado dia 30. No aspecto político, esse ano tem sido marcado por especulações, declarações precipitadas e pessoas rezando para dois santos ao mesmo tempo. As conversações para a formação das alianças se alongaram no decorrer dos meses, mas de claro até o momento apenas o nome do ex-vice-prefeito Ivo Biazzolo (PSD) e do atual vice-prefeito Beto Ferreira (PMDB).  
O vice de ambos ainda é uma incógnita e a decisão deverá partir do PP. São três os pepistas que disputam a vaga como pré-candidato a prefeito: Juliano da Auto Escola, Emerson Zabloski e Jonas Cardoso. Pelo que se percebe o embate ficará entre Juliano e Emerson. O comportamento do PP tem sido marcado por várias controvérsias e guerra de Influências desde que definiu que teria candidato. Foram tantas idas e vindas, anúncios e desanúncios que por fim nenhuma decisão irá surpreender.
O fato é que muito antes dos pepistas escolherem entre Emerson ou Juliano, estarão optando por Ivo ou Beto. Juliano ao longo dos últimos meses aparentou saber onde queria chegar. Com atuação bastante parecida com a que Beto Ferreira desempenhou dentro do PMDB, Juliano visitou o diretório, buscou apoio tanto no município quanto fora e deixou transparecer a imagem de que o PP tem força suficiente para ter candidatura própria. Por sua vez, Emerson teve atuação mais discreta, ou pelo menos sem tanto alarde.
Juliano poder negar, mas se o nome dele for escolhido, existe grande probabilidade de que a aliança seja mantida com Biazzolo (PSD). É possível ter essa percepção pelas circunstâncias que foram se construindo no decorrer dos dias e também pelos nomes que apóiam Juliano serem contras ao governo do Nelmar Pinz. Já Emerson é bem quisto no PMDB e essa admiração é recíproca. Quem levar o PP, deve estar ciente que leva um Partido Partido.
Assim que o enrosco da decisão do PP for tomada, automaticamente os demais partidos como PT, PSC, PSDB entre outros terão seus espaços. Tanto o PSD quanto o PMDB poderiam escolher o vice dentro de seus próprios partidos, mas seria um projeto audacioso perante o atual momento que se desenha. O que se percebe é que ambos estão em busca de um vice que traga votos e todos estão ansiosos para saber os rumos políticos que serão tomados Lá Nos Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname