segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alunas se formam na Universidade da Melhor Idade



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

As 35 alunas que fizeram parte da 1ª turma da Universidade da Melhor Idade (UAMI) em Fraiburgo se formaram na noite do último sábado (28) durante solenidade que contou com a presença de familiares, amigos e autoridades no Clube da Melhor Idade Flor de Maçã. Oferecer uma faculdade unicamente para pessoas que tenham mais de 40 anos, foi promovida de forma inédita no município pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A UAMI tem o objetivo de reintegrar a pessoa da melhor idade à sociedade, retomando a autoria de sua própria história, com o orgulho e com a sabedoria, que apenas os mais velhos têm.
O vice-reitor da UNIAPR, Almir Granemann dos Reis, destacou que a aceitação ao curso foi considerada tão positiva que as formadas desafiaram a universidade a oferecer um curso de pós-graduação, o qual terá inicio ainda nesse segundo semestre. Enquanto isso, a universidade já prepara as inscrições para uma nova turma da UMI. “Nós fomos desafiados, mas estamos desafiando também os homens agora para que participem, pois as mulheres já mostraram que são atuantes”, destacou.

A paraninfa da turma, professora Vâni Marion Rocha Bernardes comenta que Fraiburgo foi um exemplo para a região com o oferecimento do curso. “Essa faculdade foi uma reinvindicação da comunidade local, que pediu e fez parte dele. Por isso, podemos dizer que foi um sucesso”, comentou. Para as formadas, pois a turma até teve no inicio a presença de alguns homens os quais desistiram, a festa seria complete somente se fosse ao estilo de colação de grau de qualquer curso. Teve direito a entrega dos diplomas, valsa, brinde jantar e festa.
Segundo a formada Marines Oliari Balestrin, o curso mudou muita coisa na vida. Deu o relato dizendo que se tivesse a oportunidade de ter participado das aulas antes, sem dúvida hoje seria outra pessoa, teria aprendido a cuidar mais de si mesma. “A mulher vive muito para a casa, filhos, marido, isso tudo é o sentido de nossa vida, mas existem outras coisas que apendi a ver com a faculdade”, contou.
Outra formada, Ironilda Dias Savian destaca que a qualidade de vida mudou para melhor nos dois últimos anos. Dedicou a formatura ao apoio que a família deu para que ela frequentasse as aulas. “no começo pensei que a faculdade seria com provas trabalhos, mas, vi que não era isso, que o objetivo era o nosso bem estar”, disse. Do mesmo pensamento compartilha a formada Mercedes Lara. Ela explicou que pensava que a vida não tinha mais objetivo, mas depois da faculdade descobriu que a vida está apenas começando, que a terceira idade é a melhor fase. “Nunca quando nova pensei que um dia teria a oportunidade de ser graduada”, comentou.

COMO FUNCIONA A UAMI



A através das aulas que acontecem uma vez por semana, a UAMI se propõe a desenvolver atividades relacionadas com o saber, o fazer e o lazer, possibilitando uma vida ativa, independente da idade que se tem pelas oportunidades de novas aprendizagens e do convívio social. A Universidade abre espaço para o resgate da cidadania, propicia melhor qualidade de vida ao ser humano na maturidade e gera uma oportunidade de atualização e integração na comunidade.
As atividades da UAMI procuram estimular o cérebro da pessoa idosa, proporcionar novas sinapses, incitar a produção de neurônios, reativar a memória com exercícios, seja a leitura, a dança, os jogos, o canto, o tocar um instrumento, atividades manuais, tarefas que proporcionem prazer, uma espécie de ócio produtivo e, com isso retardar o processo de envelhecimento.
FOTO: FOTO MALDANER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname