quarta-feira, 25 de julho de 2012

Confirmada morte de segundo paciente com gripe A em Fraiburgo


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ocorreram 51 notificações de pacientes com suspeita de H1N1 em Fraiburgo, destes, 27 foram confirmados, 21 descartados e três aguardam resultados. Dois óbitos foram registrados em decorrência da H1N1. A primeira morte foi registrada foi no dia 27 de junho, tratava-se de uma mulher de 33 anos, era fumante e sofria de problemas de depressão. Já o segundo óbito aconteceu no dia cinco de julho, era outra mulher de 48 anos, a qual não tinha registro de doença crônica.
Uma terceira morte registrada na última quinta-feira (19), está sendo investigada. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, no dia 29 de maio, foi efetuado o exame de detecção do vírus H1N1 o qual deu positivo. Este óbito está em avaliação pela Secretaria de Estado da Saúde, aguardando confirmação. No presente momento, não há nenhum paciente hospitalizado com suspeita da gripe no município.
A Vigilância Epidemiológica iniciou no mês de maio uma série de ações preventivas e de combate à Influenza A, as quais se estendem até a presente data. Entre elas pode-se citar: distribuição de nota técnica do Ministério da Saúde referente à conduta frente aos casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave aos profissionais médicos, enfermeiros e estabelecimentos de saúde da rede pública e privada.
Coletas de material, notificações, investigações dos casos suspeitos, monitoramento dos contatos, controle e dispensação do medicamento Tamiflu, aquisição do material para coleta, envio e transporte de amostras ao laboratório de referência Lacen em Florianópolis; divulgação em emissora de rádio, no site da Prefeitura Municipal e informativo interno dos servidores quanto ao número de casos confirmados e às medidas de prevenção da gripe A; realizado parceria com a Secretaria de Educação, Escolas Estaduais e Particulares, distribuído cartazes contendo orientação quanto às medidas de prevenção entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname