segunda-feira, 9 de julho de 2012

SC tem até março do ano que vem para criar a Defensoria Pública



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Continuam suspensos os atendimentos pela Defensoria Dativa em Fraiburgo. A OAB estima que cerca de 200 pessoas carentes já deixaram de ser atendidas desde que os advogados decidiram não prestar mais o atendimento no mês de abril. O caso do município não é isolado, diversos outros suspenderam os atendimentos. A medida foi adotada em função Governo de o Estado estar devendo para a categoria mais R$ 90 milhões em serviços prestados, além de a categoria defender a criação da Defensoria Pública que deve ser feita por lei.
A lei que criou a Defensoria Dativa em Santa Catarina foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março. Com a decisão, o Governo do Estado precisa adotar o sistema de Defensoria Pública, dentro de um ano. O governo já encaminhou para a Assembléia Legislativa um projeto de Lei que trata sobre o assunto.
O que existia até o momento, era apenas um convênio entre OAB e o Governo Estadual. Como o sistema foi considerado inconstitucional a categoria optou por suspender os atendimentos imediatamente. A decisão de dar andamento aos processos já existentes ficará a encargo do advogado que assumiu o caso, embora a orientação da OAB seja a de que o atendimento deve ser cancelado.
De acordo com o presidente da subseção da OAB de Fraiburgo, João Rudinei Belotto, no município existiam aproximadamente 30 advogados que atendiam através do sistema, mas nomeação de advogados para novas causas não está mais sendo feita pela subseção de Fraiburgo e não existe previsão para retomada da prestação do serviço.
Belotto acredita que a situação será normalizada somente quando o Governo do Estado regulamentar a situação através de Lei. Desta forma, os que não tiverem condições de pagar financeiramente pelos serviços do profissional deverão contar com a boa vontade dos advogados, para que possivelmente algum dispunha de boa vontade para atender de maneira voluntária.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname