segunda-feira, 2 de julho de 2012

Duas chapas vão disputar as eleições



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O município de Fraiburgo terá duas chapas disputando as eleições municipais desse ano. A situação é formada pelo atual vice-prefeito Beto Ferreira (PMDB) como candidato a prefeito e o ex-vereador Zelir Locatelli (PSDB) como vice. Já a oposição é formada pelo ex-vice-prefeito Ivo Biazzolo (PSD) como candidato a prefeito e pelo vereador Juliano da Auto Escola (PP) como vice.
A decisão das composições foi revelada somente nas últimas horas do sábado (30), que era a data final para os partidos realizarem as convenções onde seriam escolhidos os nomes de candidatos a prefeito, vice, vereadores e a formação de alianças. Com esse posicionamento do PP, os progressistas romperam de vez a aliança que mantiveram junto ao governo de Nelmar Pinz até esse ano.
A situação ficou para a última hora em função da convenção do PP, o qual estava sendo assediado tanto pelo candidato Biazzolo, quanto Ferreira. A convenção do PP teve inicio no sábado dia 23 quando o empresário Emerson Zablóski foi escolhido como candidato, porém no último sábado aconteceram mudanças significativas e que deram um novo rumo político em relação ao que estava sendo esperado.
Zablóski tinha como preferência a formação de aliança com Beto Ferreira, ou até mesmo a criação de uma terceira via, no entanto, essa decisão não seria tomada por ele, mas sim o diretório do PP que é composto por mais de 40 pessoas. Como Zablóski percebeu que o desejo como candidato não seria levado em conta pelo partido, decidiu desistir da candidatura do que ser forçado a formar uma aliança que não tinha interesse.
Com essa decisão, automaticamente o segundo colocado na escolha, Juliano da Auto Escola passou a ter o direito de representar o partido. A vontade da maior parte do diretório do PP e de Juliano pode ser comprovada na votação. Foram 32 votos favoráveis à composição Biazzolo e oito com Beto. A partir do momento que os progressistas divulgaram essa decisão, os acertos começaram a ser firmados no que tange o nome do vice para a chapa da situação.
Enquanto isso, o PSDB estava também no aguardo da decisão dos progressistas, pois percebia que tinha chances de indicar o vice tanto para a oposição quanto para a situação. Como o PP fechou com o PSD, o PSDB se aproveitou da chance e negociou a aliança com o PMDB, onde levou o direito de apresentar o candidato a vice, após o bloco que compõe a aliança ter cedido à vaga.

OS PARTIDOS QUE COMPÕE AS ALIANÇAS

Os nomes das alianças de ambos os candidatos ainda não foi decidida, bem como a nominata de vereadores que ambos vão ter ainda está passando pelos últimos detalhes, mas cada um deverá ter cerca de 50 candidatos.
O PMDB compõe com o PSDB, PT, PSC, PTC, PDT e PR, tem como candidato a prefeito Beto Ferreira e a vice Zelir Locatelli. O PSD compõe com o PP, PPS, PSB, DEM e PTB, tem como candidato a prefeito Ivo Biazzolo e vice Juliano da Auto Escola.

A DESISTÊNCIA DE ZABLÓSKI

 

Emerson Zabloski (PP) desistiu de ser candidato após desgastante processo de negociação na última semana. O progressista tinha como preferência concorrer como vice de Beto Ferreira (PMDB), ou formar uma terceira via, no entanto, a maior parte do diretório não aceitava essa possibilidade em função a preferência por Ivo Biazzolo (PSD). Como não houve acordo entre candidato e partido, Zablóski preferiu desistir da candidatura a ser forçado a fazer algo que não estava de acordo.
Zablóski havia vencido os dois colegas de partido Juliano da Auto Escola e Jonas Cardoso na primeira parte da convenção do PP que ocorreu no dia 23 deste mês. Na ocasião, Zablóski e Juliano empataram com 21 votos, como Emerson é três anos mais velho, ganhou o direito de representar o partido. Cardoso recebeu seis votos.
Ao longo da ultima semana, o até então candidato e uma comissão formada para a negociação, tinham a missão de receber as propostas dos dois candidatos a prefeito. No entanto, a maior parte dos membros que fazem parte do diretório do PP antecipadamente defendia uma aliança com Biazzolo e como a provação da coligação não dependia do candidato, mas sim do diretório, ou seja, ele não tinha poder de decisão, iria apenas acatar a escolha de pouco mais de 40 progressistas, decidiu desistir da candidatura.
“Saio de cabeça erguida e muito grato ao apoio de todos os que estiveram comigo nessa batalha. Fui o primeiro pré-candidato da história de Fraiburgo que teve tão alto nível de aprovação e com tão baixo nível de rejeição apontado pelas pesquisas. Esses dados e minha opinião não foram levados em consideração, por isso não tenho motivos para seguir em algo que já estava acertado. Eu sou simples, honesto e tomo minhas decisões com muita seriedade, e a população vai dizer em 2016 se devo voltar para a política”, declarou.
FOTOS JUCIELE BALDISSARELLI E FLÁVIO FURTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname