quarta-feira, 25 de julho de 2012

Encontro debate ciclo de frutas de clima temperado



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Na última quinta-feira (19), a EPAGRI e a Estação de Avisos Fitossanitários de Fraiburgo realizaram uma reunião, para discutir sobre quebra da dormência para a safra 2012/2013. O encontro que acontece anualmente, teve como objetivo repassar orientações os produtores e técnicos quanto à aplicação de produtos para a quebra da dormência. Tanto na questão da maça, quanto de videiras e ameixeiras.
Toda a reunião foi transmitida através de vídeo conferência em tempo real para outros locais, como São Joaquim, Lages, Vacaria, Campo Largo no Paraná. Nessas cidades, técnicos e produtores acompanharam as explicações, visto que o conhecimento em relação ao assunto pode ser aplicado nos municípios.
O pesquisador da Epagri Marcelo Couto, destacou que o inverno menos rigoroso desse ano não deverá atrapalhar a brotação das frutas de clima temperado. Uma maneira utilizada para quantificar a temperatura é através das unidades de frio, a qual ilustra a qualidade do frio. Segundo Couto, a situação está dentro da média, o veranico do último mês não preocupou, pois até a quebra da dormência haverá temperaturas baixas, atingindo assim a necessidade que a macieira possui.
Já o agrônomo da Epagri José Luis Petri, destaca que o encontro é de grande importância, pois tratou sobre o ciclo que as fruteiras de clima temperado vão passar a partir de agora. Foram abordadas as épocas em que se iniciará a brotação e floração das diferentes espécies, dado importante para que a quebra da dormência seja uniforme.
“Nos pensamos que o frio para frutas de clima temperado tem que ser com temperaturas mínimas e extremas, mas não é isso que a planta precisa. A planta precisa de temperaturas de até 8Cº a mínima, e o importante é que essas temperaturas não ultrapassem os 20Cº durante o dia. Nesse ano podemos dizer que estamos dentro da média”, comentou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname