sexta-feira, 27 de julho de 2012

Três são presos por envolvimento na morte de Pablo do Nascimento



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Depois de oito meses do assassinato do fraiburguense campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento, na época com 18 anos, três dos envolvidos no crime foram presos por volta das 06:00 de hoje (27) através de mandado de prisão expedido pelo Fórum da Comarca de Fraiburgo. Foram detidos Luiz Carlos Santetti de 36 anos, Mariluci da Cruz Santetti de 32 anos e Joelso Tilha de 23 anos.
Nascimento foi assassinado por golpes de faca na noite do dia 29 de novembro de 2011, ele transitava pela Avenida Micheli Simonetti no bairro São Miguel por volta das 22:00 horas, quando foi abordado por dois veículos, um gol que chegou atropelar o jovem e um kadett, após o crime todos fugiram do local. 
A delegada da Comarca, Beatriz Ribas Dias dos Reis, informa que o casal Santetti tem ligação direta com o crime, pois estavam no interior do veículo gol, já Tilha estava no kadett e teve participação secundária. Os dois homens serão encaminhados para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira e a mulher para o presídio feminino de Caçador. No momento da prisão, o trio não esboçou nenhuma reação.
A delegada informa ainda que o processo está em andamento e a prisão dos demais envolvidos nesse crime, poderá ser decretada a qualquer momento pelo Juiz da Comarca. “Mas deixamos o alerta que se tentarem fugir, ou se ausentarem sem apresentar endereço fixo serão presos por isso também”, alertou.
O advogado da família, Mario Vicente, afirma que a prisão dos acusados reforça a confiança que os pais e irmãos da vítima sempre tiveram na Justiça e no combate a impunidade. O advogado destacou que a prisão dos acusados, requerida pela família de Pablo é uma medida cautelar que busca preservar a garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal.

RELEEMBRE O CRIME



Três suspeitos, os pais e um adolescente de 15 anos que estavam no veículo gol se apresentaram na Delegacia da Comarca de Fraiburgo no dia primeiro de dezembro, ocasião em que o menor de idade assumiu a responsabilidade pelo assassinato. Já os outros três integrantes que estavam no interior do veículo kadett se apresentaram no dia cinco de dezembro.
Inicialmente foi apontado pela policia que a morte do adolescente teria sido motivada por uma briga que ele teve nos dias anteriores ao crime com o menor de 15 anos. Esse desentendimento estaria relacionando a assuntos fúteis de convivência de adolescente, sem um motivo maior.
A delegada da Comarca, Beatriz Ribas Dias dos Reis, concluiu e encaminhou para o Ministério Público o Inquérito Policial sobre a morte do jovem no mês de janeiro. Na ocasião denunciou o envolvimento de seis pessoas no assassinato, sendo quatro adultos e dois menores.

A COMOÇÃO DA COMUNIDADE



O crime causou grande comoção na comunidade local, foram diversas as manifestações pacificas pedindo a prisão dos envolvidos. A primeira aconteceu no dia seis de dezembro, um grupo com cerca de 50 pessoas, entre eles, os pais e irmãos de Pablo, realizaram uma manifestação em frente ao Fórum quando foi entregue ao Promotor de Justiça, Átila Guastalla Lopes, um abaixo assinado. O documento com quase 700 assinaturas solicitava que providências fossem tomadas em relação ao assassinato e que fosse decretada a prisão dos suspeitos.
Já nesse ano, no dia 29 de março, mais de uma centena de pessoas vestidas de branco, fizeram parte da Caminhada pela Paz e Justiça, organizada pela família do jovem. O ato teve saída na Avenida Michelli Simonetti, no bairro São Miguel, exatamente no local que o jovem foi assassinado. Logo após, os participantes fizeram a caminhada, até em frente ao Fórum. Tanto o inicio, quanto o término da caminhada foram marcados por um ato ecumênico. Além desses dois momentos, em diversas competições e eventos organizadas pela APAFEC e Associação de Karatê, o nome de Pablo sempre foi lembrado.A vítima fazia parte do Projeto Karatê-Dô Cidadão do Futuro, era colecionador de títulos, entre eles o de campeão brasileiro de karatê. O irmão mais novo, Alan Diego do Nascimento, o tinha como um exemplo, pois também é praticante do esporte. O jovem repudiou a violência cometida no crime. “O karatê nos ensina a respeitar as pessoas”, afirmou.
Para o pai do jovem assassinado, João Nascimento, a perda é irreparável. “Não precisa tanta violência, esses jovens não querem mais conversar, querem ver sangue, sempre estimulei meu filho a prática do esporte para ser uma pessoa de bom caráter”, desabafou. Nascimento era considerado um filho tranquilo pelos pais.
Apesar de toda a dor, o pai da vítima, disse que ainda acredita que existe amor entre as pessoas. E clamou para as autoridades por maior segurança da população e ainda aconselhou aos pais que promovam o dialogo e o amor em suas famílias. “Pedimos que as autoridades olhem com mais atenção para a população de bem, o povo precisa de mais segurança, e a vocês pais, se eu puder dar um conselho é o que conversem com seus filhos, abracem eles, eu muitas vezes deixei de fazer isso por estar viajando e hoje não posso mais fazer para o Pablo”, afirmou.
A mãe do jovem assassinado, Maria do Nascimento, que tem mais quatro filhos além de Pablo, afirmou que enquanto viver vai clamar por Justiça, pois considera que a família vai carregar para sempre uma dor considerada infinita. “Enterraram junto de meu filho um grande pedaço meu, precisamos dar um basta para essa violência para evitar que outras famílias sofram como nós”, desabafou.
FOTOS RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname