quarta-feira, 25 de julho de 2012

Educadores do município passam por capacitações



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Todos os professores da rede municipal de ensino de Fraiburgo deverão passar até a próxima sexta-feira (27) por capacitação, no total são mais de 400 profissionais. Os alunos retornam para as salas de aula na próxima segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação entendeu que poderia utilizar do período de folga para proporcionar aprendizagem gratuita aos educadores. Na semana passada, a reciclagem já aconteceu com parte dos professores que atua nos Centros de Educação Infantis (CEIs), e nessa semana, as atividades têm sequencia com os demais educadores.
Ainda estava previsto para a próxima quinta-feira (26), que todos os profissionais participassem de uma palestra no Clube da Melhor Idade Flor de Maçã sobre o tema Nova Escola, Novo Aluno, Novo Professor e Muitos Desafios. No entanto, o ministrante do curso, o professor Max Haetinger sofreu um acidente e não poderá participar. Desta forma, as aulas nos CEIs estão mantidas e os demais educadores prosseguem com os cursos nas próprias unidades escolares.
Na escola José de Anchieta participaram professores de seis colégios onde o tema do encontro é “Contação de Histórias”, através das orientações da professora Lucinei Xavier Paes. De acordo com ela, são repassados aos educadores os elementos básicos da contação de histórias. Com essa medida serão beneficiados todos os alunos de 1º a 5º ano da rede municipal.
Para a diretora da escola, Sirlene de Mello, não existe como mensurar a importância do tema, pois ela acredita que é uma das possibilidades existentes para fazer com que os alunos aprendam a gostar da leitura é através da contação. “Contar histórias todos contam, mas o diferencial é prender a atenção e fazer com que o aluno se apaixone por isso”, comentou.
Outra oficina que está acontecendo é na Escola Padre Biagio Simonetti, onde está sendo abordada a importância dos livros pedagógicos na educação infantil. A ministrante do curso Elidete Olfios, defende a ideia de que o material pedagógico de boa qualidade é imprescindível para um bom ensino e aprendizagem. “Sem dúvidas, o que estamos repassando aqui os professores vão aplicar em sala de aula”, afirmou.
Ao longo dessa semana, acontecem as seguintes oficinas: elaboração de questões alinhadas às avaliações de ensino externas com foco ao aprimoramento interno, Interagindo com a lousa digital, contação de histórias, formação de mediadores de leitura, inteligência emocional, conceitos básicos importantes para a aprendizagem, musicalização, jogos do mundo: ferramentas para a aprendizagem, karatê-dô: o esporte do terceiro milênio, elaboração de danças, coreografias e figurinos, evolução neuropsicomotora de 0 a 3 anos, estimulação essencial e sugestões práticas de atividades.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname