sexta-feira, 6 de julho de 2012

DESENFRAI vira uma realidade


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Fraiburgo passou a contar oficialmente desde a última quarta-feira (4), com o Conselho de Desenvolvimento de Fraiburgo (DESENFRAI). O conselho foi criado pela Lei Municipal n.1860, ainda em de 13 de dezembro de 2005, no entanto, semente agora saiu do papel. Trata-se de um órgão de caráter consultivo, tem por objetivo articular políticas de desenvolvimento urbano e rural do município de Fraiburgo. Ainda entre os seus objetivos, está à atuação no desenvolvimento econômico e geração de renda e emprego. 
O DESENFRAI sempre será presidido pelo Poder Executivo, ou seja, o prefeito Nelmar Pinz estará no cargo até o fim do seu mandato, após isso o novo prefeito tomará posse no cargo. Pinz explica que inicialmente o Conselho está é formado por cinco Câmaras Técnicas, as quais são responsáveis pelo planejamento do município para os próximos 20 anos.
O secretário de Administração e Planejamento André Luiz de Oliveira, explica que são mais de 60 pessoas envolvidas nas Câmaras Técnicas. O objetivo das Câmaras que são: Distrito Industrial, Capacitação, Marketing, Investimento e Turismo é debater o crescimento e fortalecimento desses segmentos em Fraiburgo.
Já a vice-presidência do DESENFRAI é ocupada pelo presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Jorge Pederiva. Ele explica que o Conselho estava sendo estruturado a cerca de um ano e recebeu todo o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) para que fosse efetivamente instalado e começasse a dar andamento nas atividades.
Além do Poder Executivo, o Conselho é integrado por representantes do Legislativo, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Associações de Bairros/Moradores; Sindicatos de Trabalhadores; Clubes de Serviços e Voluntariado; OAB; Instituições de Ensino Superior; Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL; Associações e Sindicatos de Produtores Rurais; Engenheiros Civis e Arquitetos. 
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname