sexta-feira, 6 de julho de 2012

UPA é garantida para Fraiburgo



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Foi publicada na edição da última segunda-feira (2), do  Diário Oficial da União a Portaria n. 1.344, de 29 de junho, a qual habilita Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Na lista de municípios contemplados está Fraiburgo. Os recursos no valor de R$ 1,4 milhão são resultados de emenda parlamentar.  O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias à transferência, regular e automática, do incentivo financeiro de investimento. 
Fraiburgo recebeu e anúncio que seria contemplado através do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC) do Ministério da Saúde, com recursos para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) durante a visita do deputado federal João Pizzolatti (PP) no último mês. No momento, o município possui um Pronto Atendimento Municipal 24 horas (PA), o qual viabiliza com recursos próprios. No entanto, para manutenção e viabilidade da UPA, o município receberá recursos financeiros do Governo Federal.
Pizzolatti comentou que o PAC do Ministério da Saúde beneficia com UPA, apenas os municípios que possuem mais de 50 mil habitantes, no entanto, com algumas intervenções Fraiburgo também foi contemplado. De acordo com os dados do senso 2010 feito pelo IBGE, o município possui aproximadamente 35 mil habitantes.
A UPA deverá ser edificada próximo ao atual PA, que fica no bairro Salete. Como a documentação foi aprovada, o município deverá apresentar um projeto e em seguida realizar licitação da obra. Somente após essas etapas, o Governo Federal irá liberar os recursos. A estimativa é de que a população poderá fazer uso do novo local em cerca de um ano.Quando estiver pronta a UPA, o atual PA será transformado totalmente em Unidade de Saúde, visto que no momento parte das estruturas já abrigam a Unidade.

O QUE É UMA UPA?

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.FOTO FLÁVIO FURTADO/RADIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname