quinta-feira, 12 de julho de 2012

Coluna Lá Nos Frai: O adeus do francês Roger Biau


Coluna Publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (13/07)

Em novembro o ano passado tive a oportunidade de fazer uma entrevista com o engenheiro agrônomo francês Roger Biau, mais conhecido como o Pai da Maçã no Brasil. Logo na chegada tivemos importante empatia, que foi ganhando respeito e admiração a cada palavra que aquele senhor de 82 anos me dizia. Com sotaque francês, porém com um português impecável ele foi contando como se descobriu que a maçã era a fruta propícia para ser plantada em Fraiburgo.
Aquela entrevista foi levada ao ar pela Rádio Fraiburgo como um programa especial nos 50 anos do município e confesso que aquela conversa permaneceu viva em minha mente. Na ocasião ele me entregou algumas páginas, uma espécie de autobiografia. Não tive coragem de me desfazer daquelas informações, como costumo fazer normalmente. Guardei aqueles papeis e inclusive me cobrei várias vezes que deveria ter pedido para ele autografar.
Os dias foram se passando, e eu tinha uma enorme vontade de colocar aquela entrevista em papel, publicá-la em jornal. Mas o sexto sentido sempre dizia que ainda não era o momento. Até que hoje (12) tive a certeza de que uma segunda oportunidade estava sendo oferecida: o francês que todos admiram vai voltar em definitivo para a França. A notícia surpreendeu, pois todos já estávamos acostumados com a presença dele e não se esperava tal decisão.
A entrevista que fiz com Roger Biau foi uma das melhores oportunidades que tive em minha carreira. Sem desmerecer a simpatia, a delicadeza, o conhecimento, mas trata-se da história viva, e isso muito me cativa. Nada melhor do que você poder perguntar para o próprio responsável pelo divisor de águas da história do município. Fraiburgo era de um jeito antes da maçã e depois da década de 60 se transformou em outro local muito diferente.
O adeus emociona a todos que entendem o significado que esse homem tem para a nossa história. Mas ao mesmo tempo sabemos que ele parte com a sensação de dever cumprido, foi meio século de vida dedicado ao cultivo dessa cultura. Convido a todos para que acompanhe no sábado (13), na edição do Jornal Diário do Meio Oeste o relato do adeus que marcou essa semana Lá Nos Frai.

Um comentário:

  1. Considero o Sr. Roger Biau uma pessoa muito importante para a história de Fraiburgo, tive o grande prazer de trabalhar com ele e escutar suas histórias.
    Somente o título da reportagem causa impacto a primeira vista, um pouco sensacionalista.

    ResponderExcluir

Comments system

Disqus Shortname