quinta-feira, 26 de julho de 2012

Supermercados tem horário ampliado e reajuste salarial no comércio será de 6%


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Após Algumas rodadas de negociação, Sindicato do Comércio de Fraiburgo (SINCOF) e Sindicato dos Trabalhadores no Comércio chegaram a um acordo sobre a negociação salarial dos trabalhadores. A data base de negociação foi primeiro de junho, mas foi prorrogada para que os detalhes da negociação pudessem ser acertados.
A principal novidade apresentada está relacionada ao horário de funcionamento dos supermercados bem como, a carga horária dos funcionários, a partir de agora são três as possibilidades que poderão ser adotadas pelos empresários.
A primeira é a de permanecer com a situação atual, ou seja, os supermercados atendem das 08:30 até 19:30 horas nos dias da semana e nos sábados até às 16:00 horas, os funcionários tem carga de oito horas diárias somando 44 horas semanais.
Já a segunda possibilidade e a de atender das 09:00 até às 21:00 horas, no entanto para isso, deverão ter dois turnos de seis horas cada, com carga horária dos funcionários de 36 horas, sem redução de salário. Essa nova medida deve ser adotada de segunda-feira a sábado.
A terceira opção é a de manter funcionários com as duas cargas horárias, tanto a de seis, quanto a de oito horas. No entanto, igualmente a remuneração dos profissionais não poderá ser diferenciada, obrigatoriamente deve ser a mesma. Importante destacar que aos domingos os supermercados não podem abrir, a menos que seja através da atuação dos proprietários e familiares como já acontece.
O assessor jurídico do SINCOF, Rodrigo Riegert explica que essas novas possibilidades, tem como objetivo contemplar todos os tipos de mercados, supermercados e mercearias que existem no município. “Isso tudo foi pensado de forma que beneficia aqueles que tem interesse em expandir o horário de funcionamento, mas garante a aqueles que não querem a mudança, o direito de permanecerem como até então”, comentou.
Já o reajuste salarial que os trabalhadores no comércio vão receber é de 6%. O piso passa a ser R$ 780, valor acima do estadual que está no valor de R$ 764. Inicialmente o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio havia reivindicado 15% de reajuste.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Elenilce Dalagnol, o reajuste salarial poderia ter sido maior, mas avalia como bom o valor. Já em relação aos horários dos supermercados, Elenilce destaca que é uma conquista dos trabalhadores, pois em tempos em que várias categorias estão lutando pela redução da carga horária no país, Fraiburgo foi o primeiro município no Estado que garantiu na convenção a redução da carga horária sem redução de salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname