quarta-feira, 18 de julho de 2012

TRANSCATARINA: Fraiburgo sedia primeira etapa

 
JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A população de Fraiburgo pode assistir de perto as primeiras emoções vividas pelos pilotos e navegadores que estão fazendo parte do 4º Rally Transcatarina. A competição teve inicio ontem (18) com a largada promocional e a tomada dos tempos no prólogo, mas Fraiburgo já registra grande movimentação desde o último fim de semana.

Com apenas quatros anos de existência, o Rally Transcatarina conquistou competidores do Brasil inteiro e já figura como uma das principais provas de rali de regularidade do país. Participam 162 pilotos e navegadores de 68 cidades e oito Estados pisarão fundo nas estradas de Santa Catarina. Entre Fraiburgo e Balneário Camboriú, serão 840 quilômetros que prometem uma aventura e tanto. 
O primeiro dia de competição foi agitado na Terra da Maçã, alguns competidores deixaram para chegar nas últimas horas e tiveram que correr para não perderem os prazos. Logo cedo, os competidores participaram do briefing que tirou dúvidas e alertou os pilotos e navegadores para os detalhes das provas, como por exemplo, os reabastecimentos que serão a cada 130 quilômetros, com exceção para o primeiro dia que será a 140 quilômetros.
 Já os fraiburguenses foram agraciados com um desfile que contou com a participação de todos os carros principais ruas da área central no inicio da tarde. De acordo com o coordenador do Evento, Edson João da Costa, essa é uma forma que os competidores encontraram para agradecer ao acolhimento que a cidade anfitriã tem dado desde a primeira edição.
Da segunda parte da tarde até o entardecer, aconteceu o prólogo, que nada mais é a tirada de tempo de cada competidor para definir a ordem de largada de hoje (19). Em apenas 15 minutos de prova, os carros ficavam completamente cobertos por barro. Para o delírio dos expectadores, os competidores enfrentaram o percurso com poças de lama, terreno liso e diversas curvas. 

A população pode acompanhar de perto o prólogo, pois parte do percurso da trilha passava pela cidade, onde o público se aglomerou durante toda a realização para acompanhar as manobras e desempenho. Para fechar com chave de ouro, toda a prova foi acompanhada por um helicóptero que ficou a maior parte do tempo sobrevoando os carros em baixa altura, proporcionando mais emoção e adrenalina. 
Hoje (19) os competidores tiveram que acordar cedo, pois a largada teve inicio as 07:00 horas. Cada veículo parte individualmente, porém o tempo entre a partida de um e outro é de apenas um, minuto. A estimativa é de que o último competidor deverá sair de Fraiburgo próximo às 09:30 horas.
São muitas as expectativas para as 1ª e 2ª etapas, que terão destino às cidades de São Cristóvão do Sul e Lages. No total, serão percorridos 170 quilômetros, com 100 quilômetros de trecho cronometrado.
"Apesar da previsão da largada ser de sol, a chuva fina que está caindo em Fraiburgo está deixando as trilhas do primeiro dia muito lisas", disse o diretor de prova, Wagner Souza. "A passagem pelo Rio Correntes é um dos pontos fortes desta etapa, que termina em uma fazenda com reflorestamento. Os participantes passarão por outras fazendas de reflorestamento, sítios e encararão alguns balaios".

PROGRAMAÇÃO DO TRANSCATARINA

Hoje (19) no período da manhã acontece a Etapa 1: Fraiburgo a São Cristóvão do Sul. No período da tarde acontece a Etapa 2: São Cristóvão do Sul a Lage.
Amanhã (20) no período da manhã acontece a Etapa 3 Lages a Otacílio Costa. No período da tarde acontece a Etapa 4: Otacílio Costa a Rio do Sul.
Sábado (21) no período da manhã acontece a Etapa 5: Rio do Sul a Apiúna. No período da tarde acontece a Etapa 6: Apiúna a Balneário Camboriú. À noite haverá a premiação no Hotel Recanto das Águas em Balneário Camboriú.
FOTO CINEGRAF IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname