quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pedido de impugnação feito pelo PSD não foi aceito

Encontro chamado de Força 15 foi usado como argumento pela oposição

JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Durante o período aceito para as apresentações de pedidos de impugnações de candidaturas, até cinco dias após a publicação dos registros, a 77ª Zona Eleitoral, que compreende Fraiburgo, Monte Carlo e Lebon Régis, registrou apenas um pedido.
Foi uma solicitação do PSD de Fraiburgo, o qual é presidido pelo candidato a prefeito Ivo Biazzolo. O PSD pedia a impugnação de todos os candidatos da chapa proporcional e majoritária do PMDB, usando como argumento a propaganda eleitoral antecipada que teria sido feita no encontro denominado Força 15 que aconteceu no dia 19 de maio.
Poucos dias após esse encontro, o PSD entrou na justiça e alegando que o PMDB promoveu campanha antecipada. O juiz eleitoral Fernando Zimermann Gerber, condenou o PMDB à multa financeira no valor de R$ 5 mil, por entender que a ampla divulgação do encontro partidário, por meio de convite e uso de rádio, caracterizou propaganda eleitoral antecipada, porquanto realizada antes do período permitido, que era seis de julho. O PMDB recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Florianópolis, onde o processo está em andamento.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Francisco Claudino, tratando sobre esse pedido de impugnação contra todas as candidaturas do PMDB, o juiz Gerber não atendeu a petição inicial, pois entendeu que o PSD não poderia ter apresentado de maneira isolada esse pedido. Como já se está em período eleitoral, o magistrado compreende que a medida deveria ter sido apresentada em nome da aliança Pelo Futuro do Povo de Fraiburgo, ou seja, uma solicitação de todos os partidos que compõe a mesma, sendo: PSD, PP, PPS, PSB, DEM e PTB.
Claudino destaca que o PSD já recorreu da decisão no TER/SC, porém a campanha eleitoral é mantida normalmente. “Acreditamos que até o mês de agosto toda a decisão sobre o assunto já deve ser divulgada, mas até lá os candidatos podem continuar pedindo votos e fazendo campanha normalmente”, explicou.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname