domingo, 15 de julho de 2012

Frio motiva consumidores


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Os calores fora de época registrados no fim do último mês e na primeira semana de julho espantaram boa parte dos clientes do comércio. No entanto a queda nas temperaturas registrada nos últimos dias tem motivado especialmente as vendas de roupas mais quentes de cama, como cobertores e edredons. Outro segmento que está comemorando é o de venda de fogões a lenha e aquecedores.
A travada dos consumidores foi percebida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo, no entanto, a entidade espera que a partir dessa semana, as vendas se mantenham em alta, uma vez que a previsão do tempo da Anti Granizo Fraiburgo, mostra que dias com baixas temperaturas devem ser registrados. Na próxima sexta-feira (13) e sábado (14), os termômetros devem registrar temperatura negativa.
“Esperamos que esse frio aumente o consumo, pois as necessidades serão mais notadas pelos consumidores, como por exemplo, serão atraídos por roupas quentes, calçados, agasalhos, cobertores, fogões e aquecedores”, comentou a presidente em exercício da CDL Elaine Vedani Piccoli.
Entre os comerciantes fraiburguenses que se alegraram com a previsão do tempo, estão os de ramo de moveis e eletro. A gerente, Aide Boniatti, espera que o frio aqueça as vendas de fogão a lenha e dos aquecedores. “É impressionante, ontem e hoje deu esse friozinho e as pessoas já saem para comprar, podemos dizer que o frio é o combustível das nossas vendas”, comentou.
O mesmo acontece com a venda de calçados. Quando os dias são mais quentes os consumidores não se sentem motivados para comprar calçados de inverno, segundo o gerente Leonardo Betinelli. O frio desse inicio de mês, trouxe de volta os clientes a loja e fez com que aumentasse a procura pelos produtos. “O mês passado deixou a desejar para nosso ramo, ninguém quer comprar calçado de frio se está quente”, afirmou.
O ramo de roupas pessoais e de cama também registrou vendas abaixo do esperado em junho em função do veranico. O vendedor e gerente Everton Dias comenta que o movimento na loja só não pode ser considerado como calmo em função de outros tipos de produtos que também são comercializados no estabelecimento. “Se “fosse contar somente com as vendas das roupas teria sido dias parados”“, contou.

A MOTIVAÇÃO PARA A COMPRA

São vários motivos que levam o consumidor a adquirir uma mercadoria, e esse comportamento tem sido objeto de estudo de diversas áreas, entre eles a psicologia, que leva em conta desde os aspectos motivacionais internos até os aspectos externos ao indivíduo. De acordo com a psicóloga Taíse Zanetti, existe forte tendência de deixar influenciar por fatores externos. Sob essa ótica, observa-se que o comportamento depende de alguns estímulos relevantes que o induzam e o provoquem a comportar-se de maneira consumista.
“Nessa época do ano, onde as baixas temperaturas nos fazem companhia, temos o frio como estímulo para as compras de inverno. Percebemos isso como uma motivação ao consumo de produtos específicos da estação e quanto maior a intensidade desse frio maior é a atração pela aquisição daquilo que possa nos trazer conforto, beleza e suprir as necessidades de cada um de nós consumidores”, explicou.
FOTOS FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname