quinta-feira, 19 de julho de 2012

Competidores do Transcatarina partem de Fraiburgo




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Às 09:18 horas de ontem (19), partiu de Fraiburgo o último carro do Transcatarina. O dia começou cedo para as equipes das 155 duplas que estão competindo, pois a largada dos primeiros carros começou às 07:00 horas. A largada foi individual, porém a cada minuto um novo automóvel dava partida. Nesse ano, são 11 inscrições a mais que no ano passado, batendo o recorde. Estão em disputa as categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure.
O prólogo que aconteceu na tarde da última quarta-feira (18), definiu a ordem de largada para a quarta edição do Rally. A tomada de tempos já deu uma prévia do que será a competição até o próximo sábado (21). De Fraiburgo à Balneário Camboriú, serão 860 quilômetros, com 600 quilômetros navegados. O frio que fez nos últimos dias, aliado a chuva que deixou o percurso cheio de poças d’água, lama e pista lisa fez a animação das duplas presentes. Pilotos e navegadores a bordo de veículos de diversas marcas e modelos cumpriram ontem (19) a programação da primeira parte do rally.
No período da manhã aconteceu etapa de Fraiburgo a São Cristóvão do Sul. No período da tarde aconteceu a etapa de São Cristóvão do Sul a Lages. Foram percorridos em oito horas de pura navegação, 270 quilômetros, com 200 quilômetros navegados. “Passamos por pomar de maças e áreas de reflorestamento de pinus. Por conta da chuva, o piso estava muito liso. Os participantes tiveram um com vários balaios, estradas de terra e travessia de rio", detalhou o diretor de prova, Wagner Souza.
Hoje (20) no período da manhã acontece a Etapa 3 Lages a Otacílio Costa. No período da tarde acontece a Etapa 4: Otacílio Costa a Rio do Sul. A competição termina amanhã (21) no período da manhã acontece a Etapa 5: Rio do Sul a Apiúna. No período da tarde acontece a Etapa 6: Apiúna a Balneário Camboriú. À noite haverá a premiação no Hotel Recanto das Águas em Balneário Camboriú.
Para o organizador do evento, Edson João da Costa, a cada ano o Transcatarina supera as expectativas. Para ele, a participação maciça da população durante o prólogo no bairro das Nações na última quinta-feira (18), mostrou um pouco do que os competidores encontram nas trilhas. De acordo com Costa, para 2013 os fraiburguenses podem se preparar por acontecerá novamente o rally.
Cada competidor para participar do Transcatarina era obrigado a fornecer no mínimo 40 quilos de alimentos não perecíveis. Essa ação resultou no recolhimento de seis toneladas, que serão distribuídas entre as cidades que sediam o evento. Entre as entidades contempladas com as doações esteve a Casa Lar de Lebon Régis. Foram doados 500 quilos, os quais serão usados na alimentação de 13 crianças.

A EXPECTATIVA DOS COMPETIDORES

 

Na categoria Super Máster, Oscar e Gustavo Schmidt começaram bem e já deram início na busca do terceiro título da competição. "Daqui pra frente a estratégia será manter a concentração, andar forte e poupar o veículo, pois estamos em uma prova de longa duração", declarou Oscar. 
Everton Gratt e Wesley Sari foram os melhores e abrirão a categoria Graduados. "O prólogo é porta de entrada para o rali e isso dá uma boa chance de vencer depois, além de um importante ânimo. Gostamos muito do percurso, e esperamos conquistar uma nova vitória", comentou Gratt que no ano passado foi vice-campeão do Transcatarina. 
Entre os off-roaders da Júnior, Alessandro Rodrigo Weirich e Rafael Augusto Avelar seguirão na frente. "No ano passado ficamos em quinto lugar e, por isso, focamos a vitória em 2012. Para isso, realizamos diversos treinamentos. De oito etapas disputadas, só não vencemos três", contou Avelar. 
E na categoria Jeep, Marcos Osires Nunes e Marcos Vinícius Nunes levaram a melhor. "O prólogo foi bem legal. Fomos os últimos a largar e, por isso, o terreno estava um pouco modificado. Precisei realizar diversas correções no hodometro e isso fez valer as medições da planilha, que estavam perfeitas", elogiou Marcos. As categorias Turismo Light e Turismo Adventure não pontuam.
Animação não falta para a dupla paraense, que compete há dez anos e está sempre de bom humor. Aroldo Teixeira Neri, veterano da categoria Jeep, participa do Rally Transcatarina pela terceira vez ao lado do navegador Rogério Chini. Vindos de Toledo, PR, competem com um F75 Willys, que chamam de 'Furiosa'. "Ficamos em 4º lugar no prólogo, erramos uma tulipa no final. Mas recuperaremos hoje”.
O piloto e pai Mauri Espindola participa de competições há 23 anos. Sua filha e navegadora, Michelly Espindola, apaixonou-se pelo rali e compete, ao lado do pai. Eles largarão na categoria mais concorrida do rali, a Júnior, com 58 duplas. “Vamos largar em 17º , mas queremos ficar entre os 10 primeiros hoje". A dupla testou o carro ontem, elogiou a planilha e está pronta para o desafio.
 A dupla de Cascavel, PR, que teve seu carro capotado há cinco meses, Juliana Jaremczyk e Silvano Taborda, fizeram o 19º tempo no prólogo e comentou: “o nível está muito alto. Não erramos nada e não ficamos nem entre os dez primeiros”. Eles aproveitaram para testar o carro, que ficou pronto em cima da hora. “O terreno estava bem liso e a planilha impecável, as referências estavam redondas”, contou.
FOTOS TRANSCATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname