terça-feira, 17 de julho de 2012

Pai da Maçã no Brasil participa de evento de despedida



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Uma cerimônia simples, acompanhada por cerca de 100 pessoas marcou a despedida do francês e engenheiro agrônomo Roger Biau de Fraiburgo e do Brasil. A solenidade aconteceu na noite da última segunda-feira (16) no hotel Renar, foi organizada pela Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Associação de Fruticultores e Administração Municipal.
Aos 82 anos, Roger comunicou aos fraiburguenses na última semana, que ele e a esposa Evelyne de 77 anos, decidiram voltar para o convívio familiar no sul França. Entenderam que se trata do encerramento do ciclo de vida dedicado ao trabalho. A viagem de retorno para a terra da natal está marcada para essa quarta-feira (18).
No evento, as pessoas que são admiradoras do Pai da Maçã no Brasil puderam agradecer pela sua atuação e dedicação ao cultivo da fruta, que foi um dos ramos da economia que mais proporcionou crescimento a Fraiburgo, tornando o município conhecido como a Terra da Maçã.
O relato histórico da vida de Roger foi lida pelo genro, Pierre Nicolas Pérès, o qual se emocionou e arrancou lágrimas dos expectadores. Não tem como falar da trajetória de vida profissional sem ligá-la a trajetória de vida pessoal do francês, pois quando veio para Fraiburgo aos seus 33 anos em 1963 trazia consigo a esposa e as duas filhas Sophie e Pascale.
A rica trajetória do Pai da Maçã que foi apresentada por Pierre, fez questão de lembrar que além da responsabilidade pela implantação da fruta no país, Roger e a esposa são os responsáveis pela edificação de um dos mais importantes símbolos, o qual torna Fraiburgo reconhecido em todo o Brasil. O Castelinho, uma casa que foi construída em nome do amor.
Em nome de todos os produtores e representando o segmento da maçã, o engenheiro Luiz Borges foi convidado a falar. Borges foi o primeiro técnico brasileiro a aprender a lidar com as macieiras, recebeu os ensinamentos do francês. Ele fez questão de lembrar a coragem e audácia que motivaram as pesquisas viabilizadas pela iniciativa privada por 12 anos.
“Roger foi à pessoa certa, na hora certa e no momento certo, pois as possibilidades de fracasso eram superiores ao do sucesso. Felizmente o sucesso se sobressaiu, pois Fraiburgo vivia o seu apogeu da extração de madeira e era necessária uma nova economia”, comentou.
Em nome dos fraiburguenses, o prefeito Nelmar Pinz agradeceu ao francês por ter dedicado meio século de vida ao desenvolvimento do município. As palavras humildade e simplicidade foram usadas para expor a imagem que os moradores carregam do Pai da Maçã. Pinz, atribuiu que não existe como mensurar a gratidão que a população possui devido a atuação que ele tive no segmento.
Roger que acompanhou a homenagem sentado ao lado da esposa Evelyne, da filha Pascale e do genro Pierre, por diversas vezes se demonstrou emocionado. Mesmo assim, ao término da solenidade tentou falar algumas palavras, com humildade agradeceu o acolhimento dos brasileiros e disse que é um povo de pessoas boas e gentis. Por fim, ainda pediu desculpas por estar se retirando de cena para descansar. “Meus amigos, parto com o coração na mão, mas feliz, me desculpem”, disse.
FOTO CINEGRAF IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname