quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ações no dia de combate a hipertensão


Ontem (26), foi comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta. A data foi instituída pela lei nº 10.439 de 30 de abril de 2002 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença.
Em Fraiburgo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém grupos, os quais congregam pessoas que são hipertensas. O objetivo é acompanhar de maneira mais próxima o tratamento e as ações de vida saudáveis que devem ser adotadas por esses pacientes.
Existem quatro grupos em andamento, neles participam aproximadamente 700 pessoas, mas os profissionais da secretaria estimam que os números sejam maiores, pois nem todos sabem que são portadores da doença. Nos encontros são feitas avaliações através de consultas médicas, além de orientações em diversos setores da saúde como atividades físicas e alimentação.
A hipertensão é uma doença silenciosa, se não tratada pode causar lesões em diferentes órgãos como o cérebro, coração, fígado, rins e olhos. O médico do Programa Saúde da Família (PSF), Francisco Ieck explica que a doença não costuma apresentar sintomas e em muitos casos o paciente descobre ser portador somente quando sofre complicações mais graves.
Segundo Ieck, pessoas que tem casos na família de portadores de pressão alta devem ficar atentos, esse fator associado à obesidade são as principais causas. Além disso, outro fator que contribui é o consumo excessivo de sal e o estresse. A situação piora se tudo esses hábitos forem associados à má alimentação.
“Para manter uma condição de vida melhor, mais saudável é importante realizar o tratamento por toda a vida, nunca parar e sempre siguir todas as orientações que seu médico ou outro profissional de saúde de sua confiança lhe passar”, afirmou.
Segundo a Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Caroline Krutzmann, um estilo de vida saudável, com atividades físicas regulares, controle de peso e alimentação equilibrada são importantes para o controle ou prevenção da hipertensão. “Pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes. Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Abandone o consumo de álcool e de cigarro são algumas das dicas que repassamos ao pacientes”, destacou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname