segunda-feira, 16 de abril de 2012

Expofrai: A economia através do gado de leite e corte

Outra novidade apresentada para os participantes da Expofrai foi na programação do último sábado (14), quando a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente promoveu o VI Seminário do Leite. O objetivo foi o de promover capacitação gratuita aos produtores da nova economia que está crescendo cada vez mais em Fraiburgo. Aproximadamente 130 produtores tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre as perspectivas mundiais do mercado de leite.
Segundo o segundo o palestrante e secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca do Estado, Airton Spies, o setor vem crescendo a cada ano. Ele destacou que é uma atividade que gera grande renda em pequenas áreas, possibilitando a agricultura familiar uma renda continuada. “Todo mês o cheque do leite é garantido, livrando as despesas da casa de muitos produtores”, comentou.
Outro ponto que mereceu destaque na programação, foi à palestra com o representante do SENAR, Fernando da Silva, o qual destacou que o segmento vem crescendo, porém os produtores necessitam estar orientados sobre as exigências do mercado. “Não basta apenas tirar leite, é necessário saber como fazer isso visando à saúde do consumidor”, disse.
Para o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Pedro de Oliveira, o município tem interesse de oportunizar a sociedade a possibilidade de ter mais uma renda nas propriedades rurais, colaborando no orçamento familiar. Mas destacou que a preocupação é a de orientar e ensinar para que tudo seja feito da maneira correta. Ainda os participantes concorreram a uma novilha, sendo que a felizarda foi à moradora da localidade da X de Novembro Ivete Mercedes Alexandro.
No mesmo dia, aconteceu o I Seminário de Bovinocultura de Gado de Corte, evento organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais. O evento teve como objetivo repassar orientações de mercado e as tendências futuras do mercado de carnes, bem como as melhores raças para serem criadas. O gerente de Mercado de Negócios do Banco do Brasil em Santa Catarina, Marcelo Santos do Canto, falou sobre a Agricultura de Baixo Carbono, que são linhas de crédito para financiar o segmento.
Ele destacou que o produtor tem crédito, porém são criados projetos ambientais, pois a produção de gado de corte é responsável por grande geração de gases de carbono, fator que está relacionado diretamente com o tipo de pastagem usada. “Quanto melhor o alimento menor a emissão de gás”, explicou.
O evento foi acompanhado pelo secretário da Fazenda de Estado, Nelson Serpa, que inclusive é criador de gado e esteve expondo alguns animais durante a feira. O secretário destacou que não é de hoje que a região meio oeste catarinense tem demonstrado vocação para a pecuária, e por isso, o Governo do Estado tem apoiado o desenvolvimento da produção de gado de leite, de corte bem como a produção de grãos.
FOTOS CINEGRAF IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname